Notícias às 18:17

Justiça reconhece que jovem italiano é filho do ex-jogador Falcão

Divulgação / TV Globo

O ex-jogador de futebol Paulo Roberto Falcão é reconhecido como pai de um rapaz italiano nascido em Roma, em julho de 1981. A informação veio a público nesta quarta-feira (18), quando o STJ (Superior Tribunal de Justiça) homologou a sentença proferida pela Justiça italiana.

Embora reconheçam a paternidade, os ministros não acolheram o pedido de pensão alimentícia fixado pelo Tribunal de Menores de Roma. Em valores atuais, a pensão seria de cerca de R$ 790 mil.

Segundo a assessoria de imprensa do STJ, os valores fixados pela corte italiana tinham como base o fato de o jogador ter sido um dos maiores expoentes do futebol italiano no início dos anos 80 – conhecido como Rei de Roma – e pressupôs que, por causa disso, pôde estruturar um patrimônio considerável.

Segundo o advogado de Falcão, o valor estipulado não tem nenhum propósito. Ele garante que a melhor remuneração que o ex-jogador chegou a receber foi de US$ 240 mil anuais. Outro fator que levou a STJ a não homologar a pensão alimentícia foi a maneira como foi elaborada o cálculo da pensão.

A Justiça italiana contabilizou o valor a partir do nascimento do filho. No entanto, o jovem, hoje com 25 anos, foi registrado em nome de outra pessoa e  reconhecido como dependente dele até 1985, quando o suposto pai comprovou que a criança, então com cinco anos, não era seu filho.

O confronto entre a decisão da Justiça italiana e as leis de direito de família em vigor no Brasil levou os ministros a homologarem parcialmente a decisão vinda do exterior.

Informações do site Última Instância

Notícias Relacionadas