Notícias

05/07/2013 | 16h04m - Publicado por: Marcio Maio/ Pop Tevê para O Fuxico | Foto: Jorge Rodrigues Jorge/ Carta Z Noticias

Leandra Leal vê Saramandaia como uma releitura, não um remake

Atriz fala da homenagem que faz a Dias Gomes, autor que a viu crescer

Leandra Leal vê Saramandaia como uma releitura, não um remake - Jorge Rodrigues Jorge/ Carta Z Noticias

Interpretar a decidida Zélia de Saramandaia tem sabor especial para Leandra Leal. Não apenas pelo peso da personagem na adaptação de Ricardo Linhares, mas principalmente pelas recordações trazidas pelo contato com as referências de Dias Gomes, autor da versão original. Do elenco que tem uma faixa etária próxima à atriz, talvez ela seja a única que pôde conviver com o dramaturgo, que morreu em um acidente de carro em maio de 1999.

"Era um grande amigo da minha mãe e teve grande importância na minha vida. Tivemos muito contato quando eu era criança", lembra Leandra, que é filha da atriz Ângela Leal, que interpreta a personagem-título do também remake de Dona Xepa, da Record.

Leandra Leal vê Saramandaia como uma releitura, não um remakeNa história, Zélia é uma veterinária idealista que luta pela mudança do nome da fictícia Bole-Bole para Saramandaia, tentando assim "limpar" a cidade de um passado de corrupção promovido pela família Rosado. Mas o que a jovem desconhece é que sua mãe, Vitória, papel de Lilia Cabral, mentiu sobre sua paternidade. Zélia é filha de Zico Rosado, vivido por José Mayer, seu maior rival na batalha política. Diante dessas características, Leandra assume que não chegou a ter dificuldades na composição da personagem.

"Sou idealista, assim como ela, luto pela liberdade e pelo respeito. E adoro animais, sempre fui criada com bichos. Hoje, tenho dois cachorros e um gato", explica.

Apesar de estar em uma novela repleta de efeitos visuais e tramas de realismo fantástico, a personagem de Leandra não se enquadra nessa linha. Por isso mesmo, um cuidado que a atriz tem para não destoar do resto do elenco é intensificar determinados sentimentos que aparecem em cena.

"Todos ali têm pelo menos uma característica tratada de jeito exacerbado. No caso da Zélia, trabalho bastante essa energia de raiva que ela tem dos Rosado", explica ela, que não assistiu à primeira versão, mas tem várias referências do período em sua cabeça.

Isso porque, antes de ser cogitada a produção de um remake de Saramandaia, Leandra já tinha pesquisado sobre a obra na internet.

"Foi um trabalho com cenas emblemáticas. Acho que a maioria dos atores da minha geração já deve ter visto várias delas pelo computador", supõe.

Zélia é a primeira personagem que Leandra interpreta depois que viveu sua primeira protagonista em novelas, a empreguete Rosário de Cheias de Charme. Na época em que o folhetim de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira se encerrou, a atriz chegou a pensar em cortar o cabelo bem curto e mudar radicalmente a cor, mas optou por esperar que um novo trabalho surgisse para pensar em uma mudança tão drástica. Assim que recebeu o convite para Saramandaia, decidiu investir nessa ideia.

"Acho legal poder mudar, fazer sempre algo diferente e novo. E, aqui, acho que teve tudo a ver com a personalidade da Zélia", avalia.

Visivelmente satisfeita com seu trabalho atual, só mesmo a possibilidade de, em alguns capítulos, disputar a audiência com a novela protagonizada por sua mãe parece entristecer Leandra. Mas a atriz faz questão de deixar claro que ela mesma é telespectadora de Dona Xepa.

"Estou adorando e acho que a minha mãe está incrível. A novela está muito fofa e bem cuidada", opina ela, que não se sente fazendo um remake.

"Estamos fazendo de outra forma. Não posso comparar porque não vi o original, mas vejo como uma releitura mesmo. Até porque a graça é fazer uma coisa nova", justifica.

Especial: Saiba tudo sobre Saramandaia, a nova novela da Globo
Elenco marca presença na exposição de lançamento de Saramandaia
Leandra Leal e elenco apresentam o remake de Saramandaia

Instagram

Instagram

  • @guguliberato manda o recado!!! Todo mundo ligado no @powercouplebrasil , na próxima terça-feira, na @recordtvoficial Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • Comheça os ambientes do #powercouplebrasil.  @guguliberato @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli

OFuxico