Notícias

19/07/2015 | 10h29m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: AgNews

Leandro Hassum sobre André Marques: 'Ele é um sedutor'

Artistas fizeram cirurgia bariátrica, mas são contra apologia ao procedimento

Leandro Hassum sobre André Marques: 'Ele é um sedutor' - AgNews
Vencer a luta contra a obesidade não é tarefa fácil. E após se submeterem à cirurgia bariátrica, algo que consideram radical demais, André Marques, de 35 anos, e Leandro Hassum, de 41, comemoram não apenas a perda significativa de peso, mas também a batalha contra o vício da comida. Até então considerados "gordinhos carismáticos e alegres", o apresentador e o humorista sempre se mostraram, em público, muito bem resolvidos com o excesso de peso. Para Hassum, o fato de estar fora de forma, inclusive, alimentava várias de suas tiradas bem-humoradas em cena.

"Agora, digo que ser gordo era só uma das minhas piadas. Sou muito mais que uma barriga e espero que o meu talento esteja muito além disso", desabafou ele em entrevista à revista Canal Extra, do jornal Extra.

O ator se descreve como um ex-obeso mórbido de 150kg, que hoje comemora a vitória de ser "apenas obeso", com 105kg em 1,80m de altura.

"Ainda estou muito pesado. Não tenho uma meta a atingir na balança, mas quero baixar dos três dígitos, coisa que eu não conheço há muitos anos".

À publicação, André garantiu: quem é gordo não é totalmente feliz.

"Você pode ter momentos de felicidade, é diferente. Antes, quando eu me encontrava com Lelê, a gente ria pra caramba junto, nossa vida parecia sempre uma festa aos olhos dos outros. Mas sozinho, deitadinho na minha cama, eu tinha os meus sofrimentos, e não eram poucos", disse ele.

André, de 1,80m, passou dos 160kg aos atuais 89kg no período de um ano e oito meses.

Juntos, André e Hassum já eliminaram, até agora, nada menos que 116kg, o equivalente a uma terceira pessoa obesa. André foi o primeiro a passar pela cirurgia, em 19 de novembro de 2013, assustado com as altas taxas de açúcar no sangue e de gordura no fígado.

"Curioso é que fiz uns exames um ano antes de operar e, para um gordo, os resultados foram invejáveis, aparentemente não tinha nada de errado comigo. Só que, em cinco meses, comecei a me estressar com as obras da minha loja (a boutique de carnes nobres Prime) e passei a enxergar embaçado. Furei o dedo para testar a glicose e marcou 700, quando o normal é até 90. Meu fígado já estava com aspecto de cirrose, dobrando por cima do baço. Eram quatro dedos de gordura. Há pouco tempo, refiz os exames e, de tão bons, quiseram me clonar. Tive que sair correndo da clínica!".

Admirado com a transformação física do amigo, que conheceu nos corredores do Projac e com quem convive há 15 anos - desde que entrou para o elenco do Zorra Total, em 2000 -, Hassum quis saber mais sobre o procedimento cirúrgico e seus desdobramentos. Foi, por ironia, num churrasco na casa do apresentador que o humorista foi convencido a mudar de vida.

"Acabei me encantando com todo o processo. André é um sedutor do mundo, tem um poder comunicativo imenso, convence qualquer um. Ele me disse: 'Lelê, deixa eu marcar uma consulta para você com o meu médico'. E marcou mesmo. Foi ele que deu o meu primeiro passo".

Apesar dos exames todos em ordem e da sensação de que "estava tudo certo, na hora em que quisesse, emagreceria", Hassum sabia que sua saúde estava perdendo de lavada.

"Agora, minhas dores na coluna, nos joelhos, no pescoço e nos calcanhares diminuíram muito. Estou me reeducando para ter uma postura melhor. Faço exercícios funcionais para encontrar meu novo ponto de equilíbrio. Ainda ando com as pernas meio abertas, como um cara de 150kg. Eu também estava hipertenso, hoje não mais. No meu escritório, tinha aquele aparelho digital de aferir pressão, a que eu recorria a todo momento, achando que ia partir dessa para uma melhor".

Preconceito e desconforto são outras questões bem conhecidas pelos dois. Mesmo famosos e admirados por muitos, eles sofriam com a falta de respeito de alguns. Hassum, inclusive, credita um pouco de sua compulsão por compras, já explanada em shows de humor, à obesidade.

"Mais magro, consigo economizar comprando roupas. O que é ofertado nas vitrines é muito limitado para quem está acima do peso. Gordo só pode esnobar nos óculos, no sapato e na bolsa, porque roupa não lhe cabe. Meu manequim é 46, antes eu vestia 58".

Coisas simples do dia a dia foram redescobertas, com entusiasmo.

"Que coisa incrível é cruzar as pernas! Só me sento assim agora, todo fresco. Leio jornal de perna cruzada no avião, tiro onda mesmo", disse Hassum.

"E amarrar os cadarços do sapatênis? Antes, eles já ficavam todos amarrados só para eu enfiar os pés. Não conseguia abaixar para calçar", emendou André.

A vida sexual, eles garantem, também melhorou, e muito! A autoestima, por sua vez, é inversamente proporcional ao peso: só fez aumentar.

"Eu sempre me achei bonito, mas agora me acho mais", disse Leandro, casado há 17 anos com a designer de moda Karyna.

Já André, cada vez mais sarado, trocou nitidamente a gordura por músculos. Mas diz tomar cuidado para não exagerar de novo, desta vez no caminho oposto.

"Não quero ficar bombadão. O que acontece é que o corpo tem memória. Como já pratiquei muito exercício na adolescência, fui recuperando a boa forma".

Apesar das maravilhas que a cirurgia bariátrica provocou na vida dos dois, André e Hassum preferem não fazer apologia ao método mais drástico de se livrar da obesidade.

"A cirurgia pode ter sido uma solução para mim e para ele, mas pode deixar uma outra pessoa mal para sempre. Hoje, arroz e macarrão não me caem tão bem mais. Cerca de 30% dos que operam engordam novamente, por depressão ou porque viram alcoólatras, substituindo um vício pelo outro. Cada um tem que ser responsável por si, por suas escolhas".

Hassum contou ter aprendido a gostar de verduras que antes nem encostava na boca, como espinafre, e trocou todo tipo de doce por chocolates, por serem melhor digeridos. 

"Se eu fosse esperar pelo apoio dos amigos e conhecidos, não teria operado, não. Falavam: 'Você vai perder a graça!', 'Cuidado, vai ficar mal-humorado',  'Vai ficar horroroso magro!'... Nos 20 primeiros dias de pós-operatório, foi terrível. Tenho uma filha adolescente que é uma escrota. Eu lá tomando só isotônico, água de coco e caldo de frango e ela pediu uma pizza e sentou do meu lado para comer. Sem noção! Eu só me arrependo de não ter feito a operação 20 anos atrás".

André Marques filma para operadora de celular em São Paulo
Leandro Hassum é pura elegância para visitar loja da Apple em shopping carioca
André Marques almoça com o pai em shopping carioca
Leandro Hassum fala sobre cirurgia: 'Decidi em um churrasco na casa de André Marques'
Leandro Hassum curte piscina e mostra sua nova silhueta

Instagram

Instagram

  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo

OFuxico