Notícias às 17:07

Led Zeppelin é acusado de plágio em Stairway to Heaven

Reprodução/Instagram

Uma das maiores canções do rock mundial, Stairway to Heaven, pode ser um plágio. Com isso, o vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, e o guitarrista da banda, Jimmy Page, terão que enfrentar um tribunal para determinar se eles copiaram os acordes iniciais da canção, lançada em 1971.

A decisão foi tomada na última semana pelo juiz Gary Klausner, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ele acredita que Stairway to Heaven e a instrumental Taurus, de 1967, da banda Spirit, são bem parecida e um júri será convocado para decidir se Plant e Page infringiram as leis dos direitos autorais.

O processo judicial é de Michael Skidmore, que representa o já morto Randy Wolfe, também conhecido como Randy Califórnia, que era guitarrista do grupo Spirit e compositor de Taurus. O julgamento está programado para 10 de maio.

Michael Skidmore ainda afirmou no processo que Page pode ter sido inspirado a escrever Stairway to Heaven para o Led Zeppelin após escutar a Taurus, do Spirir, quando as bandas fizeram uma turnê juntas em 1968 e 1969. O problema é que Wolfe nunca ganhou crédito por isso.

Entretanto, os membros do Led Zeppelin afirmam que Wolfe compunha por encomenda, não podendo reivindicar direitos autorais e que a progressão de acordes era tão clichê que não merecia tal proteção pelas leis de direitos autorais.

Jimmy Page se irrita com planos de Robbie Williams de expandir mansão
Robert Plant diz que está de ‘saco cheio’ das críticas de Jimmy Page
Robert Plant lança teaser e fala: “Nós conseguimos criar sons monstruosos”

Notícias Relacionadas