Notícias às 12:45

Led Zeppelin é acusado de plágio pelo sucesso Stairway to Heaven

getty images

Led Zeppelin é acusado de plagiar a banda Spirit em Stairway to Heaven. Prestes a lançar as estrondosas reedições de seus três primeiros álbuns em junho, Robert Plant,  Jimmy Page e companhia estão sendo acusados pelo advogado do falecido guitarrista Randy California de roubar a introdução do single Stairway to Heaven, lançada em 1971, direto da canção Taurus, de 1968, do grupo Spirit.

De acordo com a revista Bloomberg Businessweek, o advogado Francis Alexander Molofiy quer impedir o lançamento da reedição do disco Led Zeppelin IV. "A ideia por trás disso tudo é que Randy California receba os devidos créditos por Stairway to Heaven. Já está mais do que na hora", disse o advogado.

Led Zeppelin e Spirit, que gravaram juntos o hit I Got a Line on You, fizeram quatro shows em conjunto entre 1968 e 1969, e, segundo a Businessweek, a música Taurus foi tocada pelo Spirit nos shows.

Em uma entrevista para a revista Listener, publicada no ano de sua morte, Randy California disse que Stairway to Heaven era uma cópia. "Esses caras ganharam milhões com a música e nunca nem me agradeceram, nem disseram: 'Você quer um dinheiro por ela?'. É uma ferida antiga para mim. Talvez um dia eles tenham consciência e façam algo a respeito", disse o guitarrista.

No fim de sua vida, California tocava guitarra em um restaurante indiano em troca de um prato de comida. Um representante do Led Zeppelin preferiu não comentar o assunto quando procurado pela Bloomberg Businessweek. 

Robert Plant, ex-vocalista do Led Zeppelin, assina contrato com nova gravadora
Led Zeppelin lança material inédito
Robert Plant se emociona durante tributo ao Led Zeppelin

Notícias Relacionadas