Notícias às 10:47

Leda Nagle sobre demissão: ‘Fiquei perplexa com a falta de caráter’

Divulgação

Conforme já foi noticiado, Leda Nagle foi desligada da TV Brasil na quarta-feira (7). A apresentadora, que completou 20 anos à frente do Sem Censura, recebeu como justificativa de Laerte Rímoli, presidente da EBC, que a TV Brasil tem uma dívida milionária para pagar.

Aos 66 anos, a jornalista escreveu um texto e divulgou o mesmo em sua rede social, contando como tudo aconteceu e desabafando sobre o assunto.

“Mais do que triste, fiquei perplexa com a falta de caráter em dar a palavra de que estava tudo certo, que o contrato seria renovado, deixar a pessoa trabalhar normalmente, sem contrato, acreditando na palavra empenhada, e aparecer com um advogado, um aditivo e esta desculpa esfarrapada da falta de dinheiro. Não houve nenhuma proposta de redução do valor do contrato, nenhuma tentativa de composição, nem nas reuniões anteriores nem à uma da tarde de ontem, quando Laerte Rímoli me demitiu. Foi assim. Foi muito feio”, diz um dos trechos do texto.

A emissora, por sua vez, não confirma a demissão de Leda e afirma , em sua página nas redes sociais, que a renovação do contrato da jornalista está sendo reexaminado pela direção da casa.

 "A renovação do contrato da apresentadora Leda Nagle, que comanda o programa Sem Censura, exibido diariamente na TV Brasil, está sob reexame da Direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A EBC está empenhada em manter o Sem Censura na grade de exibição da TV Brasil com a apresentadora à frente do programa, mas está sendo obrigada a rever este e outros contratos devido à severa restrição orçamentária por que passa a Empresa e o país de forma geral. A ideia é fazer uma repaginação do programa em 2017. No comando do Sem Censura há 20 anos, Leda Nagle é parte importante da história, não só da TV Brasil, como da televisão brasileira por sua competência, eficiência e profissionalismo”.

Leia o texto de Leda Nagle na íntegra:

“Ontem fui demitida da TV Brasil pelo presidente da EBC Laerte Rímoli. Aqui agradeço o carinho e conto como terminou. Foi assim. Confesso que preferia ficar calada neste momento. Recolhida, lambendo minhas feridas, me reorganizando, repensando a vida com o coração e a razão. Mas, ao mesmo tempo, me sinto na obrigação de esclarecer esta situação que me surpreendeu ontem e que ainda não posso dizer, sinceramente, que assimilei ou degluti.

Mas vamos lá. Há dois meses procurei a direção da EBC para saber se iriam renovar meu contrato que terminou no dia 5 de novembro, como mandava nosso contrato. A resposta foi: sim. Fizemos três reuniões falando do assunto, cumpri regras burocráticas e continuei no ar, mesmo sem contrato, cumprindo minhas obrigações de acordo com as normas que acreditava vigentes.

Tanto o presidente da EBC como seus subordinados agiam como se tudo estivesse certo. Segundo me diziam eles, 'o contrato está acabando de ser feito pelo jurídico'. Sempre foi assim, demorado, sempre teve prazo de validade de um ano, de 5 de novembro de um ano até 5 de novembro do outro ano.

Ontem, me convocaram para uma reunião e me apresentaram um aditivo (tipo de um remendo ao contrato) que vale por dois meses e termina dia 5 de janeiro, coincidentemente dia do meu aniversário.

'Estamos sem dinheiro para continuar. Você fica até 5 de janeiro. Em março, você propõe alguma coisa e a gente pode até conversar'.

Portanto, fui demitida ontem pelo Laerte Rímoli, à uma hora da tarde. Claro que fiquei triste. Tenho 40 anos de televisão. Estou fazendo o Sem Censura há quase 21 anos. Gosto muito do programa e da minha equipe. E, mais do que triste, fiquei perplexa com a falta de caráter em dar a palavra de que estava tudo certo, que o contrato seria renovado, deixar a pessoa trabalhar normalmente, sem contrato, acreditando na palavra empenhada, e aparecer com um advogado, um aditivo e esta desculpa esfarrapada da falta de dinheiro.

Não houve nenhuma proposta de redução do valor do contrato, nenhuma tentativa de composição, nem nas reuniões anteriores nem à uma da tarde de ontem, quando Laerte Rímoli me demitiu. Foi assim. Foi muito feio. Fique e estou muito triste. Mas vida que segue. Sou uma mineira guerreira. Bola pra frente, com certeza. Se Deus quiser".

Notícias Relacionadas