Notícias

11/05/2006 | 10h42m - Publicado por: Carlos Ramos

Leopoldo Pacheco se encanta com livro sobre obra de Oscar Niemeyer

Além de ficar encantado com o livro Oscar Niemeyer 360º, Leopoldo Pacheco fez uma revelação durante a noite de lançamento da obra realizada pelos fotógrafos Rogério Randolph e Luiz Cláudio Lacerda. O intérprete do Cemil, de Belíssima, lembrou que na adolescência, quando fazia colégio técnico, sonhava em fazer arquitetura.

“Foi só um sonho, porque acabei indo fazer artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), que larguei sem concluir porque comecei a fazer teatro. Mas adoro arquitetura e Niemeyer significa, nesse campo, a identidade brasileira no mundo inteiro. Pena que não conheço esse artista pessoalmente”, conta Leopoldo Pacheco, no Sky Lounge, na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio, onde aconteceu a noite de autógrafos, na quarta-feira, 10.

O Livro e foto predileta de Niemeyer 

Do Rio de Janeiro a Argélia, passando por São Paulo, Minas Gerais, Curitiba, França e Itália, até chegar ao cantinho particular do arquiteto, Rogério Randolph e Luiz Cláudio Lacerda clicaram 22 obras para o livro, que receberam um tratamento especial: a fotografia em 360º , daí o titulo: Oscar Niemeyer 360º.

Randolph e Lacerda viajaram durante oito meses pelo Brasil e mais três países em busca do melhor ângulo das obras. Depois de 1.700 fotos e quatro reuniões com Oscar Niemeyer, mas de 200 foram escolhidas para compor as 238 páginas do livro.

Lacerda conta qual a foto que o mestre da arquitetura moderna brasileira escolheu como a predileta: “Foi a do interior da sede do Partido Comunista, em Paris”.

Oscar Niemeyer 360º conta com as descrições das obras feitas pelo próprio arquiteto, além de depoimentos do mesmo.

A fotografia em 360º

A fotografia em 360º, conforme explicam os autores do livro, é obtida com uma máquina feita sob encomenda, que permite que, em um único fotograma, seja registrada toda a imagem em um giro completo. O equipamento, de origem suíça, pesa 17k e é único no Brasil. As fotos, que encantaram Niemeyer, provoca no leitor a sensação de total integração entre a obra clicada e a paisagem que a rodeia.
   


 

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico