Notícias

30/06/2016 | 20h40m - Publicado por: Victoria Lima | Foto: Divulgação

Lima Duarte é o convidado do programa Persona em Foco

A atração da TV Cultura está completando um ano

Lima Duarte é o convidado do programa Persona em Foco - Divulgação

Lima Duarte é o convidado que vai estrear a segunda temporada do Persona em Foco da próxima terça-feira (5). O programa, que resgata a história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas no Brasil, também está comemorando o seu aniversário de um ano. Na entrevista, Lima conta algumas passagens de seus 68 anos de carreira, onde foram realizados 127 trabalhos e vários papéis emblemáticos que entraram para a história do teatro, televisão e cinema brasileiros.  

Ele conta que começou a fazer teatro junto com a mãe, também atriz, em um centro espírita com a peça A Ladra. “Minha mãe era a ladra e eu o filho da ladra. Teve um momento que eu olhei para a ladra e não era mais a ladra me olhando, e sim minha mãe, que via seu filho crescendo e tornando-se ator. Foi um momento lindo. Esse olhar tem que conduzindo e me trouxe até aqui”. O ator também revela que foi sua mãe que deu o nome artístico. “Sugeriu Lima Duarte, nome do seu guia de luz”, explica.

De sua atuação na televisão, ele fala dos trabalhos como ator e diretor na TV Tupi, em O Direito de Nascer e Beto Rockfeller; depois, já na Globo, dirigiu O Bofe. Como ator, seu trabalho foi firmado quando interpretou Zeca Diabo, em O Bem Amado.  Também está viva na sua memória a criação de Sinhozinho Malta, em Roque Santeiro, e o personagem Sassá Mutema, em Salvador da Pátria. "Como boia fria, ele tocava nas flores e elas cresciam. Quando ele se torna senador da República, ele toca nas flores e elas morrem".

Esta edição também conta com depoimentos de vários atores amigos de Lima Duarte, como Regina Duarte, Laura Cardoso, Lauro César Muniz, Luiz Gustavo, Ary Toledo e Maitê Proença. Maitê ainda lembra que o ator se emocionou ao saber que seu pai havia se matado durante uma gravação. “Ele não conseguia lembrar as palavras e fazia grunhidos. E a cena foi ao ar. Mesmo sem palavras, ele consegue veicular todo sentimento humano. Ele é esta pessoa densa”.

O Persona em Foco vai ao ar todas as terças-feiras às 23h30, na TV Cultura. 

Premiada série Sherlock vai estreiar na TV Cultura
Stênio Garcia participa do programa Persona em Foco
O Bem-Amado ganhará remake na televisão mexicana
Vida de Chico Xavier será contada em musical

Lima Duarte é o convidado do programa Persona em Foco

Instagram

Instagram

  • @ritacadillac fez questão de parabenizar OFuxico pelos seus 18 anos!!
  • O talentoso @thiagobrava mandou um recado ao #OFuxico pelos seus 18 anos❤❤❤
  • A linda @tiemusica mandou um parabéns pelos 18 anos do site #OFuxico🤗🤗🤗
  • Confira a chamada da segunda temporada de A Vila, projeto do @multishow, que conta com @paulogustavo31 e grande elenco e tem previsão de estreia para o próximo dia 8 de outubro
Vídeo: Divulgação/Multishow
  • @araujovivianne, sempre gata, mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos ❤❤❤❤
  • @projota arrasou e mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos🤗🤗🤗😍
  • @jojotodynho mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos 😄😄❤

OFuxico