Notícias

30/06/2016 | 20h40m - Publicado por: Victoria Lima | Foto: Divulgação

Lima Duarte é o convidado do programa Persona em Foco

A atração da TV Cultura está completando um ano

Lima Duarte é o convidado do programa Persona em Foco - Divulgação

Lima Duarte é o convidado que vai estrear a segunda temporada do Persona em Foco da próxima terça-feira (5). O programa, que resgata a história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas no Brasil, também está comemorando o seu aniversário de um ano. Na entrevista, Lima conta algumas passagens de seus 68 anos de carreira, onde foram realizados 127 trabalhos e vários papéis emblemáticos que entraram para a história do teatro, televisão e cinema brasileiros.  

Ele conta que começou a fazer teatro junto com a mãe, também atriz, em um centro espírita com a peça A Ladra. “Minha mãe era a ladra e eu o filho da ladra. Teve um momento que eu olhei para a ladra e não era mais a ladra me olhando, e sim minha mãe, que via seu filho crescendo e tornando-se ator. Foi um momento lindo. Esse olhar tem que conduzindo e me trouxe até aqui”. O ator também revela que foi sua mãe que deu o nome artístico. “Sugeriu Lima Duarte, nome do seu guia de luz”, explica.

De sua atuação na televisão, ele fala dos trabalhos como ator e diretor na TV Tupi, em O Direito de Nascer e Beto Rockfeller; depois, já na Globo, dirigiu O Bofe. Como ator, seu trabalho foi firmado quando interpretou Zeca Diabo, em O Bem Amado.  Também está viva na sua memória a criação de Sinhozinho Malta, em Roque Santeiro, e o personagem Sassá Mutema, em Salvador da Pátria. "Como boia fria, ele tocava nas flores e elas cresciam. Quando ele se torna senador da República, ele toca nas flores e elas morrem".

Esta edição também conta com depoimentos de vários atores amigos de Lima Duarte, como Regina Duarte, Laura Cardoso, Lauro César Muniz, Luiz Gustavo, Ary Toledo e Maitê Proença. Maitê ainda lembra que o ator se emocionou ao saber que seu pai havia se matado durante uma gravação. “Ele não conseguia lembrar as palavras e fazia grunhidos. E a cena foi ao ar. Mesmo sem palavras, ele consegue veicular todo sentimento humano. Ele é esta pessoa densa”.

O Persona em Foco vai ao ar todas as terças-feiras às 23h30, na TV Cultura. 

Premiada série Sherlock vai estreiar na TV Cultura
Stênio Garcia participa do programa Persona em Foco
O Bem-Amado ganhará remake na televisão mexicana
Vida de Chico Xavier será contada em musical

Lima Duarte é o convidado do programa Persona em Foco

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico