Notícias

25/10/2013 | 17h03m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Ag News

Lima Duarte se posiciona contra as biografias não autorizadas

O ator falou a O Fuxico sobre a polêmica que vem rondando o mundo artístico nas últimas semanas

Lima Duarte se posiciona contra as biografias não autorizadas - Ag News

Na première do documentário Mário Lago em São Paulo nesta quarta-feira (23), Lima Duarte conversou com O Fuxico e disse não aprovar o uso de informações da vida pessoal de atores e atrizes para biografias. O filme ao qual ele assistiu (e deu depoimento) foi autorizado pelos filhos do poeta, mas eles não interferiram na produção, segundo Mariozinho, o caçula da família.

“Eu sou contra o uso de informações da vida pessoal da gente para fazer biografias. Vocês usam essas coisas para fazer fofoca sobre as nossas vidas.”, declarou o ator.

A polêmica é discutida desde o início do ano entre quem apoia ou não a autorização prévia dos biografados. Um grupo de artistas – que incluí Caetano Veloso e Chico Buarque – defende que há invasão de privacidade nessas publicações. Já biógrafos como Ruy Castro se baseiam no direito de livre expressão intelectual para publicar seus títulos.

O diretor da vídeo-biografia de Mário Lago, Markão de Oliveira disse a O Fuxico que, caso algum biografado se sinta ofendido “deve entrar com os recursos legais para tirar a biografia de circulação”, como fez Roberto Carlos em 2007. Por enquanto, no Brasil, essa é a prática válida para esse tipo de publicação.

 Marco Abujamra, também diretor do longa, declarou que a autorização prévia desse tipo de material é Censura, nos remetendo aos tempos de ditadura militar, quando toda a classe artística se mobilizou contra os desmandos dos generais.

Cinebiografia de Mário Lago chega a São Paulo
Famosos prestigiam Sílvio de Abreu em livraria
Marco Feliciano sobre famosos: “Eles vivem em um mundo de fantasia, com álcool, festas e namoros!”
Guilherme Weber dirige Lima Duarte e Ary Fontoura no cinema
Primeira travesti a fazer novela diz: “Não tenho saudades da TV”

Instagram

Instagram

  • #AFazenda: Nadja e Luane protagonizam barraco. Saiba mais em #OFuxico!
📷: Divulgação/A Fazenda/Record TV
  • @sabrinasato recebeu a família e vários amigos famosos, para seu chá de bebê, neste sábado (20). Confira tudo que rolou no evento em #OFuxico!
📷: Amauri Nehn/Brazil News
  • A primeira chamada da próxima novela das 21h da Globo, #Osétimoguardião, já deu o que falar, nas redes sociais. Vocês estão ansiosos para conferir a trama, protagonizada por @brunogagliasso e @marinaruybarbosa?
📷: Divulgação/TV Globo
  • Nadja Pessoa e Gabi Prado protagonizaram mais um barraco, com direito a guerra de água e tudo, em #afazenda. Saiba tudo clicando em #OFuxico!
📷: Divulgação/A Fazenda/Record TV
  • @neymarjr e @brumarquezine terminaram o namoro, mais uma vez. 'Foi uma decisão dele', chegou a afirmar a atriz, ao confirmar a informação. Leia mais em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • @sabrinasato decidiu revelar o nome de sua primeira filha, no Programa da Sabrina, atração da Record TV. Saiba mais em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Perlla foi a quarta eliminada de #AFazenda. O que você achou da saída da funkeira do reality?
📷: Divulgação/A Fazenda/Record TV

OFuxico