Notícias

07/12/2009 | 14h05m - Publicado por: Michel Telles, de Salvador | Foto: Reprodução

Luiz Gonzaga é homenageado no Dia Nacional do Forró

Luiz Gonzaga é homenageado no Dia Nacional do Forró

Luiz Gonzaga é homenageado no Dia Nacional do Forró - Reprodução
13 de dezembro vai ser diferente este ano, em Salvador, Bahia. O Parque da Cidade vai virar um imenso arraial fora de época, com a realização do Dia Nacional do Forró. Nesta data, vários grupos, trios e forrozeiros baianos e convidados especiais de outros estados se apresentam diante de uma plateia animadíssima. Entre os convidados estarão o paraibano Val Macambira e Cicinho de Assis, de Pernambuco Assis (considerado um dos melhores sanfoneiros do país e parceiro de Gilberto Gil), que comandarão a banda base. 

Segundo Carlos Pitta, músico e organizador do evento em Salvador: "Será uma homenagem em grande estilo ao imortal mestre Luiz Gonzaga". 

O Dia Nacional do Forró acontece em 13 de dezembro, justamente por ser a data de nascimento de Luiz Gonzaga, Rei do Baião. Foi um projeto de lei da deputada Luiza Erundina sancionado pelo Presidente Luiz Lula da Silva, em sua primeira gestão. Em Salvador, o projeto foi sancionado em 2005, pelo Prefeito João Henrique. 

A relação dos participantes que se apresentam, a partir das 11 horas, no evento do Parque da Cidade - que também rende homenagem aos ritmos nordestinos xote, xaxado, maracatu e baião -, é ampla e dentre eles estão: o pernambucano Corisco, da banda Virado no Moi de Coentro, que chega com o xote Baião - Virgílio; a banda Terra Brasilis, que vai tocar repertório de Luiz Gonzaga; Gereba, com seus sucessos clássicos; Carlos Pita, com seu famoso galope, e a banda Jerimum Assado, com os clássicos da música nordestina.

"Interessante lembrar que em 2009 faz 20 anos da morte de Luiz Gonzaga", diz Carlos Pitta. Ele explica que Salvador e Exu, no sertão pernambucano, são as cidades onde os festejos terão maior dimensão em homenagem ao grande sanfoneiro, poeta e compositor "que até hoje é mestre e referência para as novas gerações de forrozeiros.

Instagram

Instagram

  • Perlla, Luane Dias e Rafael Ilha estão na Roça, em #afazenda, e devem disputar a Prova do Fazendeiro, na noite desta terça (16). Para quem você está torcendo?
📷: Divulgação/A Fazenda/Record TV
  • #AFazenda10, da Record Tv: ‘Me sinto Jesus Cristo, crucificada e perseguida’, desabafa Nadja Pessoa em conversa com Evandro Santo. Saiba mais em OFuxico! (Foto: Reprodução/ Record Tv)
  • Em #AFazenda10 da Record TV: Evandro Santo contou para Fernanda Lacerda que, após briga feia com Gabi Prado, Rafael Ilha queria desistir do reality e bater o sino. Saiba tudo em OFuxico!
(Foto: Reprodução/Record TV)
  • O namoro de @arianagrande e Pete Davidson chegou ao fim, segundo informações do site TMZ. Leia mais em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Príncipe Harry e Meghan Markle estão esperando o primeiro filho, conforme foi anunciado, por meio de comunicado oficial. Leia a matéria completa em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Quem aqui assistiu? #LuaBlanco levou nota 0 do público, após erro técnico no #PopStar, da #TV Globo. Imediamente, o assunto virou meme na internet. 
Saiba tudo no #OFuxico
Foto: Divulgação/TV Globo
  • Em #AFazenda: E parece que a paz está bem longe da sede. Nesta madrugada, Nadja e Gabi Prado tiveram uma briga feia.  Saiba tudo no #OFuxico
Foto: Divulgação/Record TV

OFuxico