Notícias

02/03/2013 | 10h05m - Publicado por: Marcio Maio/ TV Press para O Fuxico | Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

Luma Costa teve que ficar gostosa para viver Odete Roitman, em Pé na Cova

Atriz já queria fazer comédia antes de ser escalada para Pé na Cova

Luma Costa teve que ficar gostosa para viver Odete Roitman, em Pé na Cova - Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

O humor estava nos planos de Luma Costa. Mas, a atriz confessa que, na pele da desinibida Odete Roitman, do seriado Pé na Cova, foi além do que imaginava. Inclusive, por trabalhar ao lado de Marília Pêra e Miguel Falabella, que interpretam seus pais no seriado da Globo.

"Absorvemos conhecimento de todos que nos rodeiam. Sei que não comecei ontem, mas ainda tenho um caminho a seguir e é bom ter por perto pessoas que são referências nesse gênero", avalia ela, que atuou no humorístico Zorra Total quando era adolescente. 

Em Pé na Cova, Odete ajuda a família a sustentar a casa com seus stripteases na internet. Um trabalho que fez com que sua intérprete desse atenção especial à forma física, já que sabia que passaria boa parte das cenas muito exposta. Ela perdeu dois quilos e, de quebra, descobriu um jeito que a ajudou na autoconfiança e também a encontrar um tom próximo do que buscava para o papel.

Luma Costa teve que ficar gostosa para viver Odete Roitman, em Pé na Cova"Fiz aulas de pole dance com a Vanessa Costa, que é uma referência nessa atividade. Além das coreografias para diversas sequências e melhorar meu corpo e minha resistência, isso também trouxe uma atitude mais sensual. Me ajudou demais em tudo. É uma prática esportiva", justifica ela, que já está acostumada a se envolver com esportes em seus trabalhos.

Ela viveu duas surfistas: Drica, na novela Luz do Sol, da Record, e Nanda, em Fina Estampa, da Globo.

Entre as várias facetas trabalhadas a partir da stripper Odete, Luma destaca uma que chamou sua atenção de cara. Na trama, ela namora a mecânica Tamanco, papel da cantora Mart'nália. Mas a relação das duas está longe de carregar a função de levantar qualquer bandeira pelos homossexuais.

"Não temos esse peso. A ideia é tratar da forma mais natural possível, porque é assim que deve ser. Quando você fala de um assunto polêmico em um texto de humor, tudo fica mais suave. Estamos tirando um sarro, fazendo piada mesmo", esclarece. 

Em um posto de destaque no seriado, o papel veio bem a calhar na carreira de Luma. A atriz ficou contratada pela Record de 2007 até 2011, quando retornou para a Globo a convite do autor Aguinaldo Silva. O papel oferecido em Fina Estampa não era grande, mas a sinopse prometia uma história que envolvia um mistério em relação ao pai da jovem. Sendo que isso não foi trabalhado e a participação de Luma ficou reduzida.

"Era uma novela com um elenco grande e, sinceramente, eu estava muito feliz. Queria voltar, então qualquer personagem que me dessem eu ia dizer 'sim'. Talvez, se não tivesse feito a Nanda, não estivesse agora em 'Pé na Cova'", diz. 

Sobre o fato de aparecer em cenas sensuais em todos os episódios, Luma garante não se preocupar. Primeiro, pois assume estar no que considera sua melhor fase como mulher. E também porque, apesar de saber que é seu corpo que fica em primeiro plano, garante se sentir confortável por poder se esconder atrás de um personagem.

"Não ficaria assim se não fosse desse jeito. Já fiz ensaio sensual, mas vestida. E não foi bacana. Eu não consegui ficar à vontade. Por mais que você encarne um papel na hora, o nome que fica é o seu. Aqui não, as pessoas estão vendo a Odete. Dessa forma, não me importo", atesta. 

Talento precoce

A carreira de Luma Costa começou a ser traçada ainda na infância, quando aproveitou seu jeito sapeca para descolar uma vaga no disputado curso Tablado, no Rio de Janeiro. Na época, aos 11 anos, não tinha idade suficiente para participar das aulas. Fez a inscrição e não foi sorteada. Então, decidiu ir até lá e conversar com as pessoas responsáveis para expressar sua vontade de ingressar nas aulas.

"Acharam engraçado por ser uma criança pedindo tanto que acabaram abrindo uma exceção", lembra.

Não demorou para, em 2001, aos 13 anos, ser chamada para fazer a novela Um Anjo Caiu do Céu, na Globo. E não parou mais. Marcou presença na tevê com aparições em O Beijo do Vampiro, duas temporadas de Malhação, Começar de Novo, Prova de Amor, Floribella e Páginas da Vida. Até que, em 2007, passou nos testes e foi escolhida como protagonista de Luz do Sol, papel que lhe rendeu o contrato de quatro anos com a Record.

"Foi incrível, a maior bagagem profissional que tive até hoje. Trabalhava quase sem descanso", recorda ela, que também fez na emissora a lolita Bebel de Poder Paralelo.   

Instantâneas

# Quando era criança, Luma fez uma esquete ao lado de Sophie Charlotte, com quem contracenou anos depois em Fina Estampa.

# Luma teve a chance de voltar para a Globo antes, ao final de Luz do Sol. Mas como estava feliz com seu trabalho na Record e havia a promessa de protagonizar uma minissérie, topou firmar um compromisso de longo prazo. Só que o projeto não passou das conversas.  

# Em 2011, quando terminou seu contrato, ela já estava confirmada em Fina Estampa pelo próprio autor, Aguinaldo Silva. 

# Atualmente, o maior sonho profissional de Luma é interpretar uma vilã.

Instagram

Instagram

  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo

OFuxico