Notícias às 19:32

Luma Costa trabalha a adoção por casais gays em Pé na Cova

Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias.

A presença de um casal de homossexuais em Pé na Cova nunca teve finalidade social ou educativa. Mas Luma Costa admite que, na nova temporada da série de Miguel Falabella, que volta ao ar nesta terça, a situação pode ser involuntariamente alterada. Isso porque a grande novidade do casal Odete Roitman e Tamanco, interpretado, respectivamente, pela atriz e pela cantora Mart'nália, é a adoção de um menino de rua – o Sermancino, vivido por Gabriel Lima.

"Por mais que não seja nosso objetivo causar polêmica, o casal sofre preconceito por isso. Mesmo sem a intenção de levantar bandeira, acho que vai promover uma reflexão nas pessoas", adianta Luma.

Na história, é Floriano, vivido por Rubens de Arajo, o algoz da dupla formada por Odete Roitman e Tamanco. O moralista da rua é completamente contra uma criança ter duas mães, principalmente sendo uma delas stripper e a outra, uma mecânica masculinizada. Isso sem contar com o tio: um travesti, vivido por Maurício Xavier. Mas Luma garante que tudo será tratado com forte dose de humor, traço imprescindível nos trabalhos do autor.

"O que queremos é tirar sarro do que as pessoas acham polêmico. Tanto que Tamanco é sempre chamada de 'pai' do garoto", enfatiza.

Aos 25 anos, Luma frisa que encara Odete Roitman como a grande virada em sua carreira. Ela começou a atuar na tevê ainda criança, em 2001, em Um Anjo Caiu do Céu. E experimentou, em 2007, o posto de protagonista vivendo a ingênua Drika em Luz do Sol, da Record. Mas acredita que só agora conseguiu dar um passo importante em sua trajetória. Até então, suas personagens eram marcadas por traços mais adolescentes.

"Essa é a primeira vez que me sinto mulher em cena. Sem dúvidas, é o papel que trabalha mais conflitos adultos que já tive", argumenta a atriz, cujo ltimo trabalho foi como a surfista Nanda em Fina Estampa, na Globo, em 2011.

Como na primeira temporada, Odete aparece tirando a roupa em algumas sequências. Por isso, Luma segue com suas aulas de pole dance, onde ensaia as coreografias utilizadas nas cenas de striptease. É assim também que mantém o condicionamento físico e a boa forma que exibe no ar.

"Mudou a minha vida. É um exercício aeróbico incrível. Traz uma série de benefícios, quero continuar com ele mesmo depois que eu deixar essa personagem", conta.

Uma das coisas que Luma mais valoriza em Pé na Cova é a possibilidade de fazer humor na tevê. Ela até já tinha trabalhado no gênero antes – chegou a atuar no Zorra Total durante alguns meses quando ainda era adolescente. Mas a possibilidade de dividir cenas de comédia com Falabella e Marília Pêra, que interpretam seus pais na série, é considerada a grande diferença para a atriz.

"A gente estuda, rala para conseguir uma chance de entrar na tevê. E, depois, vê que é do lado dessa galera que a gente aprende, de fato, a trabalhar. Tive sorte de tê-los como parceiros nessa fase de mudança da minha vida", avalia.

Notícias Relacionadas