Notícias

03/01/2016 | 12h14m - Publicado por: Gustavo Frank | Foto: Divulgação

Mãe de Cazuza publica carta com críticas à Malhação

Lucinha Araujo falou sobre a forma que a novela tem tratado o HIV

Mãe de Cazuza publica carta com críticas à Malhação - Divulgação

Nos últimos capítulos exibidos, a novela teen Malhação tem tratado do HIV em sua trama após o personagem Henrique (Thales Cavalcanti), soropositivo, ter esbarrado em Luciana (Marina Moschen) durante uma aula de educação física e a personagem ter ido à enfermaria tomar um coquetel de prevenção contra a doença.

Quem não gostou nenhum pouco da forma como a doença foi retratada foi Lucinha Araújo, presidente da Sociedade Viva Cazuza e mãe do cantor, vítima da doença nos anos 90. 

Lucinha usou o Facebook para demonstrar a insatisfação com a novela e disse que a produção foi "irresponsável" em tratar da doença - que acomete em sua maioria o público jovem - de forma preconceituosa e erronea, já que a maior forma de transmissão da doença é por meio de relações sexuais.

"Como se não bastassem todos os problemas que nós brasileiros estamos sofrendo, ainda temos que ver em pleno ano 2015 o programa Malhação da TV Globo prestar um desserviço à saúde pública. Há 10 anos vemos os novos casos de Aids aumentando entre jovens, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, por transmissão sexual. Depois de 30 anos de trabalho para combater o preconceito e informar corretamente as formas de transmissão do HIV, vemos um programa destinado ao público jovem aconselhar soropositivos a não praticar esportes, a mostrar um médico receitar medicamento antirretroviral numa situação onde dois jovens dão uma cabeçada é no mínimo de chorar. Que se queira ganhar dinheiro com sensacionalismo já é duro, mas dar informações erradas é um pouco demais. Deixo aqui minha indignação, meu repúdio e a vergonha que senti ao saber que o trabalho que a Viva Cazuza, as ONG’s/Aids e todas as campanhas governamentais de prevenção ao longo de 30 anos vão por terra de uma maneira tão irresponsável. O mínimo que espero seria um novo episódio com a devida correção", escreveu.

Hoje em Malhação: Alina defende Luciana e choca amigos
Beyoncé enche a mãe de carinho em clique fofo
Burt Reynolds diz que Charlie Sheen ‘merece’ ter HIV

Mãe de Cazuza publica carta de repúdio à Malhação

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico