Notícias

03/01/2016 | 12h14m - Publicado por: Gustavo Frank | Foto: Divulgação

Mãe de Cazuza publica carta com críticas à Malhação

Lucinha Araujo falou sobre a forma que a novela tem tratado o HIV

Mãe de Cazuza publica carta com críticas à Malhação - Divulgação

Nos últimos capítulos exibidos, a novela teen Malhação tem tratado do HIV em sua trama após o personagem Henrique (Thales Cavalcanti), soropositivo, ter esbarrado em Luciana (Marina Moschen) durante uma aula de educação física e a personagem ter ido à enfermaria tomar um coquetel de prevenção contra a doença.

Quem não gostou nenhum pouco da forma como a doença foi retratada foi Lucinha Araújo, presidente da Sociedade Viva Cazuza e mãe do cantor, vítima da doença nos anos 90. 

Lucinha usou o Facebook para demonstrar a insatisfação com a novela e disse que a produção foi "irresponsável" em tratar da doença - que acomete em sua maioria o público jovem - de forma preconceituosa e erronea, já que a maior forma de transmissão da doença é por meio de relações sexuais.

"Como se não bastassem todos os problemas que nós brasileiros estamos sofrendo, ainda temos que ver em pleno ano 2015 o programa Malhação da TV Globo prestar um desserviço à saúde pública. Há 10 anos vemos os novos casos de Aids aumentando entre jovens, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, por transmissão sexual. Depois de 30 anos de trabalho para combater o preconceito e informar corretamente as formas de transmissão do HIV, vemos um programa destinado ao público jovem aconselhar soropositivos a não praticar esportes, a mostrar um médico receitar medicamento antirretroviral numa situação onde dois jovens dão uma cabeçada é no mínimo de chorar. Que se queira ganhar dinheiro com sensacionalismo já é duro, mas dar informações erradas é um pouco demais. Deixo aqui minha indignação, meu repúdio e a vergonha que senti ao saber que o trabalho que a Viva Cazuza, as ONG’s/Aids e todas as campanhas governamentais de prevenção ao longo de 30 anos vão por terra de uma maneira tão irresponsável. O mínimo que espero seria um novo episódio com a devida correção", escreveu.

Hoje em Malhação: Alina defende Luciana e choca amigos
Beyoncé enche a mãe de carinho em clique fofo
Burt Reynolds diz que Charlie Sheen ‘merece’ ter HIV

Mãe de Cazuza publica carta de repúdio à Malhação

Instagram

Instagram

  • Depois do sucesso no Brasil, com mais de 100 mil espectadores, agora é vez dos Estados Unidos. O espetáculo Baixa Terapia, com Antônio Fagundes, fará peças em Orlando, Boston e Miami nesta semana e o ator mandou um recadinho para nós do OFuxico. Confira!
  • @simaria levou seus seguidores à loucura, ao postar essa foto um tanto ousada. Confira mais clicando em #OFuxico!
  • @travisscott e @kyliejenner esbanjaram sensualidade, na capa da mais recente edição da revista GQ. Leia a matéria completa sobre o assunto em #OFuxico!
📷: Reprodução/@gq
  • Fiquem ligadinhos!!!
  • Protagonista de O Tempo Não Para, @juulianapaiva está curtindo a festa de lançamento da próxima novela das 19h. Vídeo da repórter @flaviacirino
  • Em O Tempo Não Para, próxima novela das 18h, @felipessimas será Elmo, um amigo daqueles que todo mundo gostaria de ter. Vídeo da repórter @flaviacirino
  • @montaleonebruno contou à reportagem de OFuxico que sua namorada, Sasha, curtiu seu visual para a novela O Tempo Não Para, que estreia dia 31. Vídeo da repórter @flaviacirino

OFuxico