Notícias

03/01/2016 | 12h14m - Publicado por: Gustavo Frank | Foto: Divulgação

Mãe de Cazuza publica carta com críticas à Malhação

Lucinha Araujo falou sobre a forma que a novela tem tratado o HIV

Mãe de Cazuza publica carta com críticas à Malhação - Divulgação

Nos últimos capítulos exibidos, a novela teen Malhação tem tratado do HIV em sua trama após o personagem Henrique (Thales Cavalcanti), soropositivo, ter esbarrado em Luciana (Marina Moschen) durante uma aula de educação física e a personagem ter ido à enfermaria tomar um coquetel de prevenção contra a doença.

Quem não gostou nenhum pouco da forma como a doença foi retratada foi Lucinha Araújo, presidente da Sociedade Viva Cazuza e mãe do cantor, vítima da doença nos anos 90. 

Lucinha usou o Facebook para demonstrar a insatisfação com a novela e disse que a produção foi "irresponsável" em tratar da doença - que acomete em sua maioria o público jovem - de forma preconceituosa e erronea, já que a maior forma de transmissão da doença é por meio de relações sexuais.

"Como se não bastassem todos os problemas que nós brasileiros estamos sofrendo, ainda temos que ver em pleno ano 2015 o programa Malhação da TV Globo prestar um desserviço à saúde pública. Há 10 anos vemos os novos casos de Aids aumentando entre jovens, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, por transmissão sexual. Depois de 30 anos de trabalho para combater o preconceito e informar corretamente as formas de transmissão do HIV, vemos um programa destinado ao público jovem aconselhar soropositivos a não praticar esportes, a mostrar um médico receitar medicamento antirretroviral numa situação onde dois jovens dão uma cabeçada é no mínimo de chorar. Que se queira ganhar dinheiro com sensacionalismo já é duro, mas dar informações erradas é um pouco demais. Deixo aqui minha indignação, meu repúdio e a vergonha que senti ao saber que o trabalho que a Viva Cazuza, as ONG’s/Aids e todas as campanhas governamentais de prevenção ao longo de 30 anos vão por terra de uma maneira tão irresponsável. O mínimo que espero seria um novo episódio com a devida correção", escreveu.

Hoje em Malhação: Alina defende Luciana e choca amigos
Beyoncé enche a mãe de carinho em clique fofo
Burt Reynolds diz que Charlie Sheen ‘merece’ ter HIV

Mãe de Cazuza publica carta de repúdio à Malhação

Instagram

Instagram

  • #GabrielaRippi é capa da nova #Playboy
  • A linda e talentosa @fernandasouzaoficial se emocionou na última apresentação de 2016 da peça Meu Passado não me Condena. Confira! 💜
  • Com sucessos como A Dama e o Vagabundo, @wesleysafadao fechou a edição de São Paulo do @garotavip com chave de ouro, já na manhã deste domingo (4). Confira mais informações sobre o evento em #OFuxico!
  • @simoneesimaria também se apresentaram, durante o @garotavip de São Paulo, e conseguiram agitar, ainda mais, todos os presentes. Veja!
  • Usando a camisa do @chapecoensereal, @luansantana aproveitou o palco do @garotavip para prestar sua homenagem às vítimas do acidente com o avião que levava o time para a Colômbia, na última semana. Confira parte do que o artista falou!
  • Antes de subir no palco, como a primeira atração do @garotavip de São Paulo, realizado na madrugada deste domingo (4), @luansantana fez questão de mandar um beijo para os leitores de #OFuxico. Confira!
  • #davidbrazil24 mostra sua camisa em homenagem a @ivetesangalo e manda recadinho aos leitores de OFuxico

OFuxico