Notícias

24/05/2013 | 07h50m - Publicado por: Amanda Rolim/Pop Tevê para O Fuxico | Foto: Luiza Dantas/ Carta Z Notícias.

Marcello Antony: "Há muita 'panela' no cinema nacional"

Ator garante que produções não gostam de associar o nome da Globo ao filme

Marcello Antony: \

Mesmo tendo o entretenimento do público como sua principal finalidade, novela é um instrumento poderoso para colocar certas questões polêmicas em pauta. Não é à toa que, quando uma trama aborda um assunto delicado, a sociedade volta seu olhar para o tema. E Marcello Antony espera que esse seja o caso de seu personagem na nova novela das nove, Amor à Vida. O ator vai interpretar Eron, um advogado bissexual que vive em uma união estável com outro homem e planeja com ele ter um filho. Ao contrário do que geralmente se vê na representação de gays na tevê, o papel fugirá ao máximo da caricatura do homossexual. Sem gestos, linguajar ou caracterização exagerados.

''O tema será abordado com naturalidade e não voltado para o humor como, em geral, é visto o homossexual. Mas o futuro do casal vai depender da aprovação do público'', acredita.

Prestes a completar 17 anos de profissão, esta não é a primeira vez que Marcello dá vida a um personagem controverso. Logo no começo de sua carreira ele encarnou o dependente químico Guilherme Leme Toledo, em Torre de Babel, exibida pela Globo em 1998. Na época, o tema foi considerado muito forte e o personagem acabou vítima de uma explosão no shopping. Mas a repercussão negativa não abalou Antony.Marcello Antony:

''Ter papéis repetitivos é muito ruim na minha profissão. Gosto de sair do perfil de galã, fazer coisas diferentes para crescer como ator'', confessa.

Hoje, aos 48 anos, o ator buscar revezar seus trabalhos na tevê com o teatro. Isso porque, por mais que tenha um papel de destaque em alguma novela, ele considera que nos palcos pode se entregar mais à interpretação.

''É difícil construir um personagem que se aprofunda na vertical quando se trabalha na televisão. No teatro, encontro esse contraponto que me completa como artista'', conclui.

O Fuxico: Por mais que seu personagem em Amor à Vida não tenha características óbvias de um homossexual, você buscou alguma referência no universo gay para compô-lo?

Marcello Antony: – A maior preocupação do autor e da direção é exatamente não envolver o Eron em um estereótipo. A ideia é que ele seja o mais natural possível e não tenha trejeitos caricatos. Então, eu não tive, por exemplo, uma preparação gestual, porque ele não pede isso. Além da orientação do Wolf Maya e do texto do Walcyr Carrasco, que já vem bem redondo, busquei referências em séries americanas que abordam o tema de forma bem realista. Como a série ''Brothers & Sisters'', que tem um personagem gay, que não dá pinta, que também é advogado e casado com um chefe de cozinha, ou seja, tem a mesma história que estou representando na novela.

OF: Personagens como o Eron, que tratam de forma clara algum tabu da sociedade, podem acabar gerando grandes polêmicas. Você pensa nessa questão?

MA: Eu gosto de interpretar papéis como esse, que causam burburinho na sociedade, porque eles levantam uma questão que precisa ser levantada. Essa curiosidade pelo diferente é boa até para a novela, faz as pessoas assistirem. Não sei como o público vai encarar essa retratação tão natural do homossexual, mas sinto que cumpro meu papel quando faço personagens assim. Primeiro, porque eu sou profissional e, além disso, o ator tem uma grande função social.

OF: E que função seria essa?

MA: Um personagem que levanta a bandeira de certa questão social ajuda as minorias a buscarem seus direitos. Quando interpretei um dependente químico em Torre de Babel, o público achou que era muito pesado para a tevê. Mas, três anos depois, a atriz Débora Falabella também viveu uma dependente química, em O Clone, e as pessoas acharam legal abordar o tema. Então, sinto que abri as portas para se abordar esse tema, algo que antes não era feito assim abertamente para o grande público. 

OF: Ao longo da sua carreira, é visível um foco mais voltado para a tevê e o teatro. Pensa em expandir suas possibilidades para o cinema?

MA: Eu já atuei em alguns filmes e adoraria fazer mais alguns, mas existe uma "panela'' muito forte no cinema nacional. Geralmente, acham que o ator que trabalha muito na televisão vai cobrar um valor absurdo para aparecer em um longa, o que não é verdade. Às vezes, também não gostam de associar o nome de um ator da Globo ao filme, então eu não tenho recebido nenhum convite. Isso é algo que não afeta só a mim. Por causa dessa escassez, muitos artistas produzem seus próprios filmes. Se for para produzir, acabo dando preferência ao teatro.

Marcello Antony defende adoção por casais gays
Marcelo Antony conversou com os filhos sobre seu personagem gay
Marcello Antony e sua mulher sofrem acidente no Rio

Dica OFuxico: Adriane Galisteu estreia hoje na Discovery apresentando a série Paixões Proibidas. 
Clique e saiba tudo sobre a novidade!  

Instagram

Instagram

  • Nesta sexta-feira (25), o cantor @micael lançou o clipe da música Sem Ela Não Dá, e aproveitou a divulgação do trabalho para agradecer o carinho dos seguidores do #OFuxico. Veja!
  • @joaoboscoevinicius fizeram questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Super Homem Chora. Confira!
  • @xandaviao e @wesleysafadao fizeram questão de convidar os leitores de #OFuxico para conferir sua primeira parceria, feita para o hit Eu e a Torcida do Brasil, lançado nesta sexta-feira (25). Confira!
  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)

OFuxico