Notícias

15/05/2006 | 11h15m - Publicado por: Juliana Ambold

Marcos Frota, Dudu Braga e Lars Grael participam do Roda Viva

Nesta segunda-feira, dia 15, às 22h30, o programa Roda Viva, da TV Cultura, comandado por Paulo Markun, apresenta, ao vivo, um programa especial com a temática Deficientes. A atração será legendada, para que os portadores de deficiência auditiva possam acompanhar o debate.
 
Aproveitando o gancho da Primeira Conferência Nacional dos Portadores de Deficiência, realizada este mês em Brasília, o Roda Viva pretende tratar a questão dos deficientes no país.

De acordo com dados do IBGE, eles são 10% dos 185 milhões de brasileiros. Já a Fundação Getúlio Vargas garante que o número de deficientes é maior: 24 milhões de brasileiros são portadores de alguma deficiência (física, visual, auditiva ou mental).
 
Portadores de deficiência também não é mais a forma adequada para chamá-los: preferem ser definidos como portadores de necessidades especiais.

Para falar dessas necessidades, das dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, de suas relações sociais, inserção na economia e no mercado de trabalho, sexualidade e afetividade, a atração contará com uma bancada formada por personalidades que representam a questão em seus vários aspectos. 

A bancada de debatedores contará com a presença de Marcos Frota (ator, criador e diretor da Unicirco - Universidade Livre do Circo com Programa de Inclusão de Deficientes), Lars Grael (velejador), Dudu Braga (apresentador), Mara Gabrilli (secretária da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo), deputado federal Leonardo Mattos (presidente da Comissão Especial para o Projeto de Lei do Estatuto das Pessoas com Deficiência), Clodoaldo Silva (atleta paraolímpico); e Ronaldo Correia Jr. (autor do site Dedos dos Pés).
 
É válido destacar duas personalidades que estarão no programa: Ronaldo Correia Jr.- Teve paralisia cerebral e comunica-se com o mundo através de um dedo do pé. Tem um site onde conta sua história, e relata suas dificuldades.

Luciana Scotti - Sofreu um AVC aos 22 anos, e perdeu os movimentos do corpo. Hoje, já fala com dificuldade, escreve e é autora de dois livros sobre o assunto.

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico