Notícias

10/11/2005 | 11h28m - Publicado por: Andréia Takano

Maria Adelaide Amaral lança biografia

No próximo dia 16, às 19h, a autora de textos teatrais e televisivos Maria Adelaide Amaral estará na Livraria da Vila Casa do Saber, em São Paulo, para autografar o livro A Emoção Libertária, que traz sua biografia. A obra é lançada pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Quem conta a história dessa portuguesa de nascimento e paulista de adoção é a atriz Tuna Dwek. Para isso, ela abrigou-se num local que define como "refúgio e habitat de madeira", ou seja, a casa que a biografada mantém na Serra da Cantareira, em São Paulo.

O cenário da casa, na Cantareira, foi realmente propício para um mergulho em recordações e documentos, trazendo à tona o passado dessa portuguesa que, aos doze anos, imigrou para o Brasil com a família.

"Caminhávamos todas as manhãs, atividade sagrada, ou em fins de tarde, pelas alamedas desenhadas por elegantes bambus, delgados, altivos e sólidos, algo parecido com ela", afirma Dwek, na introdução da obra.

O amor pelo teatro é uma outra faceta da personalidade de Maria Adelaide:

"Era uma paixão tão grande que, ainda em Portugal, não me despedi do meu irmão mais velho quando ele veio para o Brasil, porque estava assistindo fascinada a um espetáculo de artistas ambulantes".

Na televisão foi co-autora das novelas Deus Nos Acuda, Sonho Meu e A Próxima Vítima e já como autora escreveu Anjo Mau. Entre as minisséries, estão incluídas: A Muralha, Os Maias, A Casa das Sete Mulheres e Um Só Coração, esta em parceria com Alcides Nogueira. No teatro, destacamos suas peças: A Resistência, Bodas de Papel, Chiquinha Gonzaga, ó Abre Alas, Querida Mamãe e Mademoiselle Chanel.

Sua mais recente e inédita minissérie, sobre a trajetória de Juscelino Kubitschek, está programada para ir ao ar em janeiro de 2006, pela Globo.

Instagram

Instagram

  • @oficialmilenamelo e @montenegroprodx fizeram questão de parabenizar OFuxico, por seus 18 anos, e divulgar seu mais novo projeto no teatro, o espetáculo Jovem Mágico, que está sendo apresentado no Rio de Janeiro. Confira!
  • @ritacadillac fez questão de parabenizar OFuxico pelos seus 18 anos!!
  • O talentoso @thiagobrava mandou um recado ao #OFuxico pelos seus 18 anos❤❤❤
  • A linda @tiemusica mandou um parabéns pelos 18 anos do site #OFuxico🤗🤗🤗
  • Confira a chamada da segunda temporada de A Vila, projeto do @multishow, que conta com @paulogustavo31 e grande elenco e tem previsão de estreia para o próximo dia 8 de outubro
Vídeo: Divulgação/Multishow
  • @araujovivianne, sempre gata, mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos ❤❤❤❤
  • @projota arrasou e mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos🤗🤗🤗😍

OFuxico