Notícias às 18:04

Maria Helena Chira diz que a TV nunca foi seu foco principal

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Na hora de escalar um ator, os produtores de elenco costumam buscar alguém que se pareça' com o papel. A fala mansa, o jeito doce e o corpo mignon de Maria Helena Chira deram abertura para que as personagens românticas se encaixassem no perfil da atriz. Como a Camila de Ti-Ti-Ti e a fanática Dália de Cheias de Charme. Por isso, o convite para viver a ambiciosa Lana Keller, em Sangue Bom, próxima novela das sete da Globo, que estreia em abril, atraiu a atriz para a possibilidade de se desvincular do esteréotipo de bozinha.

"Ai está o grande barato da profissão. Essa personagem me dá a chance de mostrar algo completamente diferente'', comemora.

Na trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, Maria Helena dará vida à inescrupulosa Lana Keller, uma apresentadora de um programa de celebridades. Rival direta de Amora, personagem de Sophie Charlotte, ela tentará roubar sua produção após cobrir a licença de sua rival.

"As duas têm esse deslumbre com a fama. E a personagem da Sophie vai tentar derrubá-la de qualquer jeito. Vou despertar um lado mais egoísta", explica.

Mesmo com o caráter duvidoso da personagem, Maria Helena acredita que será um trabalho bastante permeado pelo humor. Principalmente em virtude do horário em que o folhetim será exibido.

"É um estilo que eu gosto muito. Por ser uma novela das sete, tem essa pegada mais leve. Se não tiver humor, não tem para onde ir", aponta.

Para interpretar a apresentadora do fictício programa Luxurious, Maria Helena assistiu a uma maratona de entrevistas com grandes nomes do meio artístico. Pessoas como David Letterman e Oprah Winfrey serviram de inspiração, para incorporar alguns jeitos e falas.

"Não busquei me basear em ninguém específico. Mas vi muita coisa, principalmente de fora. Além disso, a obra é aberta e prefiro deixar espaço para quando as gravações engrenarem", planeja. 

Este é o segundo trabalho da atriz com a dupla de autores. Em 2010, ela deu vida à romântica Camila de Ti-Ti-Ti. Além de já ter uma familiaridade maior com o texto, Maria Helena volta a se encontrar com boa parte do grupo do folhetim anterior, como Humberto Carrão, Marco Pigossi, Mayana Neiva e Sophie Charllotte. O que lhe poupou o trabalho de interação com equipe e elenco.

"É ótimo voltar a trabalhar com uma galera que você já conhece. Começo de novela é sempre muito confuso. Mas a gente já vem de uma intimidade grande", ressalta.

Formada em Artes Cênicas pela USP e com mestrado na área, Maria Helena tem uma carreira curta na televisão, sendo esta sua segunda novela com papel fixo. Por anos, a dedicação da atriz foi mais expressiva nos palcos, participando do grupo Cia de Teatro em Quadrinhos e dando aulas em outros, como Estalo e Expressão. Após um longo tempo focado no teatro, ela resolveu investir em televisão e estreou na Globo na minissérie Som & Fúria.

"A tevê foi um caminho natural. Nunca foi meu principal foco. Vou atrás de lugares que despertem meu interesse. Sem preconceito por ser cinema, teatro ou televisão", compara. 

Maria Helena usou a folga na tevê, após fazer uma participação em Cheias de Charme, para investir na produção e atuação da peça Toc Toc e Ensaio.

"Adoro todos os meios, mas precisamos saber dosar entre um e outro. Todos são muito difíceis, tevê ou teatro. E a melhor forma de aprender é a prática", aponta.

Maria Helena Chira diz que Camila, de Ti-ti-ti, foi seu maior presente
Conheça Maria Helena Chira, a noiva patricinha de Ti-ti-ti

Notícias Relacionadas