Notícias

27/10/2012 | 12h20m - Publicado por: Larissa Moggi/ TV Press para O Fuxico | Foto: Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Maria Paula usa sua experiência de psicóloga para personagem

Atriz explica que personagem não é vilã, e sim, tem temperamento forte

Maria Paula usa sua experiência de psicóloga para personagem - Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Foram 17 anos da vida de Maria Paula fazendo muitas caras e bocas na tevê, enquanto esteve no ar com a trupe do Casseta & Planeta, Urgente!. Aos 41 anos, percebeu a necessidade de um trabalho diferente.

"Não sentia mais aquele frio na barriga. Agora vivo uma novidade na minha carreira. Trabalhar com adolescente me agrada muito", entrega.

Bárbara, a sua personagem em Malhação, passa longe da veia cômica, a qual a atriz estava acostumada. É o aposto. Na trama, a ex-mulher de Mario, de Eduardo Galvão, flerta com a vilania. Mas Maria Paula agarra-se a personalidade da arquiteta para defendê-la.

"Não senti que ela é uma vilã. O fato é que ela não dá mole. É mulher de temperamento forte", avalia.

Para compor o seu primeiro papel na teledramaturgia, Maria Paula usufruiu das outras profissões que possui - psicóloga e escritora.

"Gosto de tudo que envolve o ser humano. Seja trabalhando com eles, ou escrevendo sobre. Esse é o elo que me ajuda na composição dos meus personagens", filosofa.

Além do entusiasmo com o seu novo momento profissional, Maria Paula não esconde a alegria com o papel que recebeu.

"Sou super família, assim como a minha personagem", comemora.

Na novela, Bárbara é uma mãe extremamente cuidadosa, como a ex-casseta também afirma ser.

"Foco muito nos meus filhos. Sei que a estrutura da casa funciona comigo. É isso que me deixa completamente tranquila para desligar de tudo e focar nas gravações", garante.

Embora a carreira de atriz esteja ainda nos primeiros passos, Maria Paula já demonstrava interesse neste caminho desde os tempos de Casseta. A brasiliense não apenas comandava a apresentação do humorístico. Ela estava também à frente de algumas esquetes, entre as quais ela destaca a sua preferida - Imitar atores brasileiros.

"Era o que eu mais gostava de fazer. Eu prestava atenção nos mínimos detalhes das pessoas, como o jeito de mexer a boca, o tom de voz. Na hora de fazer, exagerava e dava aquele resultado que agradava ao público e também às atrizes", acredita.

Desde que deixou de fazer parte do elenco do programa, a atriz dedicou-se a outros projetos. No tempo em que ficou fora do ar, viajou para Nova Iorque para gravar parte das cenas da comédia De Pernas para o Ar 2, e fez o lançamento de seu livro Liberdade Crônica. Na ocasião, ela foi prestigiada com a presença de todos os cassetas.

"Era um dia importante para mim e eles estavam lá. Construímos uma relação de amorosidade ao longo dos anos, que dura até hoje", encanta-se.

Ao citar os amigos com tanto carinho, é impossível para Maria Paula não se emocionar ao falar de Cláudio Besserman Viana, o eterno Bussunda.

"O que mais marcou a minha vida nesses anos todos foi a minha relação com ele, que era sempre presente. Na minha primeira gravidez, ele chegou até antes do meu pai", lembra, com indisfarçável alegria.

Dois anos depois, veio o segundo filho e um presente de valor imensurável, segundo ela.

"O Felipe nasceu no dia do aniversário do Bussunda. O universo é maior do que a gente. Abri um sorriso. Só. Fiquei sem palavras", recorda, saudosista.

Não só os integrantes do humorístico tiveram grande influência na vida de Maria Paula. Segundo ela, o programa foi uma importante ferramenta de amadurecimento.

"Entrei uma garota. Tinha estilo de vida descontraído, fazia o que eu queria, sem rotina alguma. Nesse meio tempo, me transformei em mulher. Hoje sou uma pessoa muito mais consistente", avalia.

Embora tenha sido a nica mulher do elenco, a atriz revela que o humor impediu qualquer sensação de desconforto.

"O humor pega a pessoa por uma via que não é esperada. Por isso, transcende a timidez", explica.

Quanto a nova fase do programa, agora chamado Casseta & Planeta, Vai Fundo, a ex-apresentadora acredita que o fundamental não mudou.

"Não é fácil fazer humor. Fomos aprendendo ao longo do programa. E essa capacidade boa de tratar o humor permaneceu", observa a atriz, que ainda pretende continuar com a carreira de apresentadora.

Outros formatos

Quando foi escalada para apresentar o programa onde permaneceu por 17 anos, Maria Paula já tinha certa familiaridade com as câmaras. Aos 19 anos, foi aprovada no teste para VJ da MTV, que logo a contratou. Com estilo desembaraçado de apresentar os vídeo-clips, chamou atenção e, aos 23 anos, assumiu a apresentação do game-show Radical Chic, da Globo. Pouco tempo depois, foi escalada para a apresentação do humorístico.

"Eu vim da apresentação. O meu contato com a dramaturgia foi uma consequência", relata.

Foi, então, onde ela se descobriu.

"Foram quase duas décadas em que pude expandir meu talento, a capacidade de me expressar e de me comunicar com o público", completa.

Desde que iniciou a carreira, Maria Paula tem se dedicado não só à tevê, mas também ao teatro e ao cinema. Nas telonas, atuou em Casseta & Planeta - Seus Problemas Acabaram, A Taça do Mundo É Nossa, V.I.P, De Pernas para o Ar.

Instantâneas

# Além da Psicologia, Maria Paula é formada também em Medicina Chinesa.

# A atriz participou do processo que aumentou a licença maternidade de 4 para 6 meses. Neste ano, participou da "Campanha de Adoção de Leite Humano".

# Ela participa também de uma campanha de amamentação nas empresas, que prevê a implantação de salas destinadas à amamentação.
# No teatro, fez "Omelete", de Hamilton Vaz Pereira, "Decameron", sobre o livro de Bocaccio e direção de Otavio Muller, e "As desgraças de uma criança", de Martins Pena.
 

De batom preto, Maria Paula confere filme no Festival do Rio
Maria Paula embarca em Congonhas após apresentar prêmio em São Paulo

Instagram

Instagram

  • Festinha da firma... na casa da chefa @estherrocha ... #ofuxico
  • O momento exato em que Rafael Ilha @rafael_ilha_oficial foi anunciado vencedor foi EMOCIONANTE. Confira o vídeo direto da sede!!!
  • Nadja Pessoa (@nadjapessoa ) esteve presente na final de A Fazenda e esbanjou simpatia, dando um recado para o pessoal do OFuxico
  • Caique Aguiar foi o terceiro colocado de A Fazenda 10 e mandou um recado para todos do OFuxico. Confira!
  • O segundo colocado, João Zoli @joaozoli , mostrou toda sua simpatia e mandou um recado para os leitores do OFuxico. Veja!
  • O campeão de A Fazenda 10, Rafael Ilha @rafael_ilha_oficial mandou um recadinho para todos do OFuxico. Confira!
  • Os integrantes do @atitude67 convidaram os seguidores de #OFuxico para conferir seu novo trabalho, o EP Praia 67, que, aliás, conta com quatro músicas autorais. Confira!

OFuxico