Notícias

12/09/2012 | 18h05m - Publicado por: Ará Rocha | Foto: Ag.News

Martinho da Vila reforma seu Instituto Cultural, no Rio

Local ministra cursos para população carente

Martinho da Vila reforma seu Instituto Cultural, no Rio - Ag.News

O Instituto Cultural Martinho da Vila está em reforma! Funcionando na fazenda onde o cantor e compositor nasceu, na cidade de Duas Barras, interior do Rio de Janeiro, o local funciona há cerca de 8 anos, ministrando cursos para crianças, adolescentes e pessoas da terceira idade que vivem na roça.

Em conversa com O Fuxico, Cléo Ferreira, esposa de Martinho, contou um pouco sobre o trabalho que realizam no local.

"Martinho doou o bem mais precioso que ele tinha, que é a fazenda onde ele nasceu.  Lá, fazemos um trabalho com o pessoal da zona rural, com muitas atividades, oficinas e um curso que é a menina dos olhos do Martinho: a alfabetização para adultos", conta Cléo.

A instituição conta com um motorista que não deixa ninguém de fora do projeto.

"Ele vai até a zona rural buscar as crianças para os estudos. Para se ter uma idéia, no ano passado, eles fizeram um curso de interpretação e apresentaram o Auto da Compadecida. Foi um momento muito emocionante, pois assistimos a uma apresentação profissional", diz.

A reforma deve terminar em breve, para poder receber mais pessoas em suas oficinas.

"Como a casa é centenária,  nós paramos para fazer uma grande reforma. Conseguimos patrocínio, fizemos contrato, tudo adequado para dar continuidade a este projeto. Já temos um maestro formado, que, com sua banda, toca em shows, em São Paulo e muitos outros lugares. É algo maravilhoso, que nos torna cada dia mais felizes", conclui.

Sobre o Instituto
O Instituto Cultural Martinho da Vila é uma entidade sem fins lucrativos, estruturada mediante associação de pessoas e instituições, tendo como patrono o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila, com o objetivo de implementação de ações sociais e culturais na região serrana fluminense, a partir de Duas Barras, cidade natal de Martinho, destinadas principalmente à inclusão social e consciência de cidadania da população carente, com foco em crianças, adolescentes e terceira idade.

Foca a preservação, catalogação, registro e difusão das tradições locais da região, como as Folias de Reis, o Mineiro-Pau, os Cantadores de Calango e Lera, os Artesãos e os Repentistas. O local mantém uma exposição permanente, com tratamento museológico, do acervo pessoal e artístico de Martinho da Vila, em espaço criado na casa onde passou a infância com a família.

Martinho da Vila reúne a família e amigos para feriadão em Angra
Martinho da Vila lança novo livro
Martinho da Vila comemora 45 anos de carreira com show no Rio

 

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico