Notícias

19/01/2013 | 10h02m - Publicado por: Márcio Maio/PopTevê para O Fuxico | Foto: Pedro Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias

Miguel Falabella: "Quero morrer atuando no teatro"

Ator e diretor fala que pretende se afastar da TV aos poucos

Miguel Falabella: \

Aos 56 anos, Miguel Falabella começa a pensar em quanto tempo útil de vida ainda tem para fazer as coisas que deseja. E é nesse clima de reflexão que o autor escreve os 24 episódios de Pé na Cova, série que a Globo estreia no próximo dia 24, quinta-feira, na faixa das 23 horas. Tendo a morte como pano de fundo – boa parte da ação se passa em uma funerária –, o programa explora a dura realidade de uma família de classe média baixa do subúrbio carioca, encabeçada pelo pobretão e ignorante Ruço – talvez o último personagem de Miguel na televisão.

Miguel Falabella: "Não digo que dessa água não beberei, porque pode aparecer um trabalho irrecusável. Mas me vejo com a intenção de escrever mais e tirar meu time de campo quietinho. No teatro, sim, quero morrer atuando. Mas, na televisão, me toma muito tempo", justifica. 

A ação se desenrola a partir da família de Ruço e seu estabelecimento comercial, a F.U.I., Funerária Unidos do Irajá, que herdou de seus antepassados. Mas, como se trata de um negócio antigo e mal administrado, não consegue sustentar a casa só com isso. Sobra para a filha Odete Roitman – uma homenagem à célebre vilã de Beatriz Segall em Vale Tudo, novela exibida pela Globo em 1988 , vivida por Luma Costa, tirar a roupa na internet para, assim, conseguir uns trocados e, com eles, complementar a renda da família.

"Nosso pano de fundo, na verdade, é a grande tragédia da educação nacional. Temos de bater nessa tecla. O Brasil precisa de uma reforma violenta nessa área ou sabe Deus o que acontecerá", critica Miguel, que criou uma espécie de A Grande Família – seriado que, curiosamente, antecederá Pé na Cova após o fim do Big Brother Brasil 13, quando volta à grade da Globo – degenarada, repleta de ignorantes e sem qualquer pilar moral ou ético. 

Como em tudo que Miguel faz, o exagero é constante em Pé na Cova. A família de Ruço, por exemplo, se mostra o tempo todo sem muita instrução. E Odete, a stripper virtual, namora Tamanco, mecânica vivida pela cantora Mart'nália, a quem trata em algumas cenas com pronomes, adjetivos e substantivos masculinos.

"A relação é tratada de uma forma natural. Por ser uma série de humor e assinada pelo Falabella, é claro que a polêmica se suaviza. Não são personagens que levantam bandeira, mas que fazem piada, tiram sarro", analisa Luma Costa.

Darlene, maquiadora de defuntos vivida por Marília Pêra, é outro papel mostrado em tons acima. Mas não só no que diz respeito ao humor. Parece ser ela a figura que carrega um pouco do drama que também será explorado na produção. Alcoólatra, a personagem é a ex-mulher de Ruço e mãe de seus dois filhos, Odete e Alessanderson, vivido por Daniel Torres.

"Darlene lida o tempo todo com a morte muito de perto. É uma mulher louca, quase sempre embriagada, mas que tem uma função bonita naquele lugar: é quem embeleza essa 'passagem'", adianta Marília Pera.   

Para ambientar a série, a diretora Cininha de Paula foi buscar em Irajá mesmo as referências necessárias. E conseguiu informações usadas tanto no que diz respeito aos serviços funerários quanto aos cenários e figurinos.

"Visitamos o cemitério de lá e, para as roupas, pesquisamos coisas de filmes portugueses, por conta da grande influência das colônias lusitanas", explica Cininha.

Além disso, a diretora decidiu usar linguagens diferentes em cenas exteriores e interiores.

"No estúdio, onde a morte está sempre presente, à espreita, a câmara fica na mão. Já na rua, onde a vida está, a câmara é fixa. Como se fosse a vida com os dois pés fincados no chão", filosofa.

Marília Pêra diz que não tem medo da morte
Luma Costa abusa da sensualidade no papel de stripper bissexual
Mart’nalia não está preocupada com sua estreia como atriz
Miguel Falabella diz que Pé na Cova é sua obra mais autoral

Instagram

Instagram

  • @ritacadillac fez questão de parabenizar OFuxico pelos seus 18 anos!!
  • O talentoso @thiagobrava mandou um recado ao #OFuxico pelos seus 18 anos❤❤❤
  • A linda @tiemusica mandou um parabéns pelos 18 anos do site #OFuxico🤗🤗🤗
  • Confira a chamada da segunda temporada de A Vila, projeto do @multishow, que conta com @paulogustavo31 e grande elenco e tem previsão de estreia para o próximo dia 8 de outubro
Vídeo: Divulgação/Multishow
  • @araujovivianne, sempre gata, mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos ❤❤❤❤
  • @projota arrasou e mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos🤗🤗🤗😍
  • @jojotodynho mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos 😄😄❤

OFuxico