Notícias

11/03/2010 | 08h39m - Publicado por: Flavia Almeida | Foto: Divulgação/TV Globo

Ministério Público não quer mais maldades de Rafaela, em Viver a Vida

Ministério Público não quer mais maldades de Rafaela,em Viver a Vida

Ministério Público não quer mais maldades de Rafaela, em Viver a Vida   - Divulgação/TV Globo
Desde a estreia de Viver a Vida, em janeiro último, quando se falou que Rafaela, personagem de Klara Castanho, seria  a grande vilã da história, o Ministério Público reagiu contra. A atriz não pode dar entrevistas sem supervisão e é cercada de cuidados. Como a personagem, após alguns meses, passou a expor sua personalidade de menina má, o MP voltou a pressionar a Globo.
Na ocasião da primeira intervenção do órgão, Procuradoras da Justiça justificaram a preocupação:

"Nem todas as manifestações artísticas são passíveis de serem exercidas por crianças e adolescentes. No caso em questão, uma criança de oito anos não tem discernimento e formação biopsicossocial para separar o que é realidade daquilo que é ficção. Isso sem contar com as eventuais manifestações de hostilidade que ela pode vir a sofrer por parte do público e não compreendê-las".

Ainda na época, o Ministério Público recomendou a Manoel Carlos que, na elaboração dos seus personagens menores de 18 anos, observe a harmonização entre o trabalho infantil artístico e a fixação de parâmetros que protejam minimamente o exercício das atividades.

O descumprimento da recomendação poderia resultar em mais ações na Justiça para adequar o personagem, ou até mesmo seu afastamento da trama.

Na última quarta-feira (10), o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro realizou uma audiência com o departamento jurídico da Globo, justamente para discutir o trabalho infantil, com base na personagem de Klara.


Através de um comunicado oficial, o MPT diz que o órgão estuda medidas legais cabíveis.

“Na ocasião, foi debatido o papel desempenhado pela atriz mirim Klara Castanho na novela Viver a Vida. As medidas legais cabíveis têm sido objeto de análise do MPT. Em outubro de 2009, o MPT encaminhou notificação recomendatória ao escritor da novela, Manoel Carlos, demonstrando que o trabalho infantil artístico deve ser comedido, observando não só os aspectos legais, mas, principalmente, eventuais reflexos que determinado personagem pode provocar no desenvolvimento da criança”, disse o comunicado.

A Globo, por sua vez, disse que foi acertado um novo prazo para a discussão do assunto.

“O MPT se preocupa em garantir que a atividade artística infantil seja corretamente conduzida e que atores mirins tenham seus direitos resguardados. Foi fixado um novo prazo para a discussão interna do assunto na emissora”, explicou a Globo.


Tudo sobre famosos e BBB 10 você encontra aqui, em O Fuxico!
Instagram

Instagram

  • @justinbieber foi clicado chorando ao telefone, na porta do apartamento de sua agora noiva, @haileybaldwin. Por que será que o astro estava aos prantos? Saiba tudo clicando em #OFuxico.
📷: Grosby Group
  • Edgar Vivar, o eterno Seu Barriga, do seriado Chaves,  abriu o jogo sobre como se sente, na emissora Televisa. Leia tudo sobre o assunto em #OFuxico!
📷: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Neide Boa Sorte chegou para gravar episódios inéditos!! @eduardomartini #tvfuxico #fuxicodaneide
  • Que chiques! @brunogagliasso e @gio_ewbank marcaram presença na festa em comemoração aos 20 anos dos perfumes de @antoniobanderasoficial, na Espanha. Confira mais detalhes em #OFuxico!
  • Por meio de suas redes sociais oficiais, após muitas especulações, @justinbieber anunciou, oficialmente, seu noivado com @haileybaldwin. Confira mais em #OFuxico! Quem aí shippa esse casal?
📷: Reprodução/Instagram
  • George Clooney, sofreu um acidente de moto, nesta terça-feira (10), na região da Sardenha, na Itália. Saiba mais informações clicando em #OFuxico!
📷: Grosby Group
  • @cristiano deixou o Real Madrid e vai passar a jogar pela Juventus. Leia mais detalhes sobre essa novidade clicando em #OFuxico!

OFuxico