Notícias às 17:32

Morre a cantora Emilinha Borba, aos 82 anos

Divulgação / TV Globo

A Rainha do Rádio, Emilinha Borba, morreu nesta segunda-feira, dia 3, às 15h, no Rio de Janeiro. Ela estava em casa, em Copacabana, e passou mal enquanto almoçava. A causa da morte foi um infarto. O corpo ainda permanece em casa e, até o fechamento dessa matéria, não havia informação sobre o local do velório e sepultamento.

A cantora foi internada, em junho último, na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na zona sul carioca. Ela deu entrada no hospital com traumatismo craniano e hemorragia intra-cerebral, após a queda de uma escada. Porém, recuperou-se, indo para casa dias depois.

A carreira

O sucesso de Emília Savana de Souza Costa, a Emilinha Borba, teve início nos anos 50, quando foi eleita Rainha do Rádio e participou de vários filmes da Atlântida.

Ela nasceu na Mangueira e tinha uma ligação muito forte com a escola de samba que tem o mesmo nome do bairro carioca. Ainda pequena, apresentava-se em programas de calouros de rádio. Daí, formou sua primeira dupla, As Moreninhas, com Bidu Reis.

Gravou o primeiro disco em 1939, pouco antes de ser contrata para cantar no Cassino da Urca, tendo Carmem Miranda como madrinha.

Entre seus maiores sucessos estão Escandalosa, Dez Anos, Baião de Dois e Paraíba.

Emilinha e Marlene protagonizaram uma rivalidade no início das carreiras, disputando o título de Rainha do Rádio. Emilinha também foi eleita a Favorita da Marinha.

Notícias Relacionadas