Notícias

07/11/2009 | 11h05m - Publicado por: Marina Forte | Foto: Renata D'Almeida

Morre Anselmo Duarte, em São Paulo

Morre cineasta Anselmo Duarte, em São Paulo

Morre Anselmo Duarte, em São Paulo - Renata D'Almeida
O diretor e ator de cinema Anselmo Duarte, de 89 anos, morreu na madrugada deste sábado (7). Segundo a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas, em São Paulo, ele estava internado desde 28 de outubro, quando sofreu um acidente vascular cerebral. 
 
O corpo de Duarte será levado para Salto, sua cidade natal, localizada a 105 km de São Paulo, onde será velado no Centro de Educação e Cultura que leva seu nome. O sepultamento ocorrerá amanhã, às 11h30, no Cemitério da Saudade.
 
Trajetória

Anselmo Duarte marcou o cinema nacional com produções de sucesso, como o Pagador de Promessas – baseada no texto de Dias Gomes e protagonizada por Leonardo Villar e Glória Menezes – que, em 1962, ganhou a Palma de Ouro em Cannes e concorreu ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro.

O cineasta também assinou clássicos do cinema nacional, como Absolutamente Certo e Vereda da Salvação. Porém, suas divergências ideológicas com profissionais do Cinema Novo levaram sua carreira ao declínio. 

Além de diretor, ele foi reverenciado como ator e roteirista, contabilizando cerca de 40 longas nacionais. Entre eles: O Caçador de Esmeraldas (1979), O Marginal (1974) e Um Certo Capitão Rodrigo (1971). A última participação de Anselmo aconteceu no filme Brasa Adormecida (1987), de Djalma Limongi Batista, no qual contracenou com Maitê Proença, Edson Celulari e Sérgio Mamberti. 

Instagram

Instagram

  • Nesta sexta-feira (25), o cantor @micael lançou o clipe da música Sem Ela Não Dá, e aproveitou a divulgação do trabalho para agradecer o carinho dos seguidores do #OFuxico. Veja!
  • @joaoboscoevinicius fizeram questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Super Homem Chora. Confira!
  • @xandaviao e @wesleysafadao fizeram questão de convidar os leitores de #OFuxico para conferir sua primeira parceria, feita para o hit Eu e a Torcida do Brasil, lançado nesta sexta-feira (25). Confira!
  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)

OFuxico