Notícias

13/11/2009 | 10h27m - Publicado por: Caroline Salazar e Marina Forte | Foto: Ag.APhotos

Morre, aos 57 anos, a atriz Mara Manzan

Morre Mara Manzan, aos 57 anos, no Rio

Morre, aos 57 anos, a atriz Mara Manzan - Ag.APhotos

Às 8h15 da manhã desta sexta-feira (13), Mara Manzan, de 57 anos, faleceu no Rio de Janeiro, devido a um câncer de pulmão.

A atriz estava internada desde o último sábado (7), no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Rio's Dor, em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Segundo a equipe médica, nas últimas horas o quadro da doença evoluiu agressivamente e Mara não resistiu.

No fim de outubro, Mara havia sido internada por conta de uma broncopneumonia. A atriz luta desde 2008 contra um câncer de pulmão. Mara retirou um nódulo no pulmão no mesmo ano com cerca 1,5 cm e, desde então, travava uma dura batalha contra a doença.

O quadro se agravou por conta de um efisema pulmonar, pois a atriz foi fumante por 40 anos. Ela era acompanhada pelo oncologista Bruno Nahun. Em 1998, Mara retirou um tumor no útero.

O último trabalho da atriz na tevê foi em Caminho das Índias, da Globo, onde interpretava a indiana Ashima. Durante a novela, ela teve que se afastar por algumas vezes, por conta do tratamento contra o câncer.

Em conversa exclusiva com O Fuxico há exato um mês, Mara confessou que estava com esperança de se recuperar.

“Mesmo com um câncer,  viajei ao Amazonas e Argentina com um espetáculo teatral, fiz a novela Caminho das Índias... Agora, faço questão de ficar parada, até me recuperar. Quero mudar meu visual em 2010. Vou emagrecer, cortar o cabelo e me bronzear bastante. Mudei para uma casa com piscina e cuidarei ainda mais de mim”, disse a atriz a O Fuxico.

Exemplo de vida para muitas pessoas, Mara estava sempre alegre e sempre postava em seu blog mensagens de otimismo e coragem, onde a vontade de vencer a doença era maior do que pensar que a doença poderia vencê-la.

 

Trajetória

O bordão Cada mergulho é um flash!, que Mara popularizou durante a novela O Clone, de Glória Perez, exibida em 2001 na Globo, retrata bem a trajetória da atriz.  Nascida em São Paulo, em 28 de maio de 1952, desde a adolescência sempre fez questão de trabalhar na área artística.

Virou notícia, ao invadir uma edição da corrida de São Silvestre, para mostrar suas habilidades na pirofagia, e chegou a cuspir fogo para a cantora Madonna, durante uma das passagens da estrela pop pelo Brasil. E, para manter a família, chegou a atuar como animadora de Carnaval, em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Em 1994, a atriz estreou como Edméia, na novela A Viagem, uma moradora da pensão e amiga de dona Cininha (Nair Bello). Em seguida, vieram outros sucessos, como Salsa e Merengue, Pecado Capital, Hilda Furacão, Terra Nostra, O Clone, Kubanakan, Da Cor do Pecado, Senhora do Destino, Cobras & Lagartos, América, Duas Caras e, finalmente, Caminho das Índias.


Instagram

Instagram

  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV
  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram

OFuxico