Notícias

04/03/2010 | 20h02m - Publicado por: VJ | Foto: Reprodução

Morre, aos 80 anos, o cantor e compositor Johnny Alf

Morre, aos 80 anos, o cantor e compositor Johnny Alf

Morre, aos 80 anos, o cantor e compositor Johnny Alf - Reprodução

Após lutar por 10 anos contra um câncer na próstata, o músico cantor, compositor e pianista, Johnny Alf, não resistiu. Ele morreu no início da noite desta quinta-feira (4) aos 80 anos.

Alf estava internado no hospital Mário Covas, em Santo André, na Grande São Paulo. Seu corpo deve ser velado na sexta-feira (5), na Assembléia Legislativa de paulista.

De seu repertório, duas composições começaram a se destacar, Céu e Mar e Rapaz de Bem.

Seu último trabalho fonográfico foi em 2001.

Biografia

Alfredo José da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 19 de Maio de 1929. Começou a aprender piano clássico aos nove anos e logo demonstrou interesse por compositores do cinema americano, como George Gershwin e Cole Porter.
Aos 14 anos, formou um conjunto com amigos no bairro carioca de Vila Isabel . Na escola, entrou em contato com o pessoal do Instituto Brasil-Estados Unidos, que o convidou para participar de um grupo artístico.

O nome artístico Johnny Alf foi sugestão de uma amiga. Com o grupo do Instituto Brasil-Estados Unidos fundou um clube para promoção e intercâmbio de música brasileira e americana.

Em 1949, Dick Farney ingressou no grupo, que  passou a se chamar Sinatra-Farney Fan Club. Tinha entre seus sócios Tom Jobim, Nora Ney e Luís Bonfá.

Na época, Alf tocava durante a noite no clube e pela manhã assumia seu posto de cabo no Exército. Através de Dick Farney e Nora Ney, Johnny foi contratado em 1952 como pianista da recém-inaugurada Cantina do César. Ali a atriz Mary Gonçalves, que tinha sido Rainha do Rádio em 1952 e ia lançar-se como cantora, escolheu três de suas composições, Estamos Sós, O Que é Amar e Escuta para incluir no seu LP Convite ao Romance.

Em 1967,  Alf participou do Festival da TV Record com a música Eu e a Brisa, interpretada pela cantora Márcia. A composição foi desclassificada nas eliminatórias, mas depois virou um grande sucesso.

Instagram

Instagram

  • #AFazenda10, da Record Tv: ‘Me sinto Jesus Cristo, crucificada e perseguida’, desabafa Nadja Pessoa em conversa com Evandro Santo. Saiba mais em OFuxico! (Foto: Reprodução/ Record Tv)
  • Em #AFazenda10 da Record TV: Evandro Santo contou para Fernanda Lacerda que, após briga feia com Gabi Prado, Rafael Ilha queria desistir do reality e bater o sino. Saiba tudo em OFuxico!
(Foto: Reprodução/Record TV)
  • O namoro de @arianagrande e Pete Davidson chegou ao fim, segundo informações do site TMZ. Leia mais em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Príncipe Harry e Meghan Markle estão esperando o primeiro filho, conforme foi anunciado, por meio de comunicado oficial. Leia a matéria completa em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Quem aqui assistiu? #LuaBlanco levou nota 0 do público, após erro técnico no #PopStar, da #TV Globo. Imediamente, o assunto virou meme na internet. 
Saiba tudo no #OFuxico
Foto: Divulgação/TV Globo
  • Em #AFazenda: E parece que a paz está bem longe da sede. Nesta madrugada, Nadja e Gabi Prado tiveram uma briga feia.  Saiba tudo no #OFuxico
Foto: Divulgação/Record TV
  • @anitta comandou show das Poderosinhas em SP e levantou uma multidão com seus hits.
Manuela Scarpa/Brazil News

OFuxico