Notícias

05/12/2013 | 19h54m - Publicado por: Ará Rocha | Foto: Divulgação

Morre, aos 95 anos, Nelson Mandela

Ícone da luta pela igualdade racial sofria com problemas pulmonares

Morre, aos 95 anos, Nelson Mandela - Divulgação

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela morreu aos 95 anos, no Hospital Militar de Pretória. A notícia foi divulgada pela atual presidência do país. Mandela passou meses internado por conta de uma infecção pulmonar e, após uma melhora, continuou seu tratamento em casa.

Jacob Zuma, atual presidente da República da África do Sul e amigo de Mandela, emitiu comunicado informando sobre sua morte:

"Ele partiu, ele se foi pacificamente na companhia de sua família. Agora descansou, está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai.”

Trajetória de um Líder

Nascido numa família de nobreza tribal, em uma aldeia do interior de Mvezo, na África do Sul, aos 23 anos decidiu seguir para Joanesburgo e iniciar sua atuação política. Mandela foi o mais poderoso símbolo da luta contra o Apartheid, regime racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência. Por lutar contra a discriminação no país, ficou preso durante 27 anos, com a acusação de traição, sabotagem e conspiração contra o governo. Com prisão perpétua decretada, Nelson Mandela só recebeu a liberdade em fevereiro de 1990, quando já estava com 72 anos. Foi ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993 e foi eleito em 1994, tornando-se o primeiro presidente negro da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais do país. Sua aposentadoria aconteceu em 1999.

No no de 2004, Mandela informou que estava saindo da vida política, pois queria passar mais tempo com a família. A Copa do Mundo de 2010, que aconteceu na África do Sul, teve a participação de Mandela apenas em seu encerramento, pois no mesmo tempo em que acontecia o mundial, sua bisneta, Zenani Mandela, sofreu um acidente de carro fatal.

Em dezembro de 2012, Nelson Mandela esteve internado no Hospital Militar de Pretória, na África do Sul, primeiramente por conta de uma infecção respiratória e, depois, por causa de uma cirurgia para a retirada de cálculos renais. No início de março, Mandela passou um dia internado no mesmo hospital de Pretória, para uma bateria de exames. O porta-voz da presidência, na época, disse que sua saúde vive sob a vigilância da equipe médica. No dia 8 de junho, o Prêmio Nobel da Paz de 1993 foi novamente internado no Med-Clinic Heart Hospital, em Pretória, após uma grave infecção pulmonar. Após um tempo, recebeu alta e permanecia fazendo seu tratamento em casa, ao lado da família.

Nelson Mandela resiste bem a tratamento, mesmo estando em estado crítico
Internado há dois meses, Nelson Mandela já consegue sentar
Estado de saúde de Nelson Mandela é crítico, porém estável
Nelson Mandela responde bem ao tratamento

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico