Notícias

15/05/2015 | 03h23m - Publicado por: Gustavo Gossen | Foto: Getty Images

Morre B.B. King, o rei do blues, aos 89 anos

Músico sofria de complicações por causa de diabetes

Morre B.B. King, o rei do blues, aos 89 anos - Getty Images
B.B. King morreu na madrugada desta sexta-feira (15) aos 89 anos. De acordo com o advogado do músico, ele estava internado em Las Vegas, nos Estados Unidos.
 
No início de abril, B.B. King já havia sido hospitalizado após apresentar um quadro de desidratação, em decorrência de diabetes tipo 2, que sofria há pelo menos duas décadas. 
 
Em outubro de 2014, o lendário músico abandonou um show em Chicago e cancelou uma turnê devido às mesmas complicações. 
 
O cantor e guitarrista, conhecido como Rei do Blues, era integrante do Hall da Fama do Rock and Roll desde 1987. 
 
Biografia
 
Riley Ben King nasceu em 16 de setembro de 1925 em Berclair, no Mississippi, Estados Unidos. As letras BB no nome artístico significavam Blues Boy.
 
Gravou hits como Lucile, Sweet Black Angel e Rock Me Baby. Certa vez, a revista Rolling Stone classificou B.B. King como o terceiro dentre os cem melhores guitarristas de todos os tempos, atrás apenas de Jimi Hendrix e de Duane Allman. 

Trajetória

B.B King, batizado como Riley Bem King, nasceu em 16 de setembro de 1925 em Berclair, no Mississippi, Estados Unidos. As letras BB no nome artístico significavam Blues Boy.

Gravou hits como Lucile, Sweet Black Angel e Rock Me Baby. Certa vez, a revista Rolling Stone classificou B.B. King como o terceiro dentre os cem melhores guitarristas de todos os tempos, atrás apenas de Jimi Hendrix e de Duane Allman. 

Com 16 prêmios Grammy, 50 discos e quase 60 anos de carreira, e hits como  The Thrill is Gone e How Blue Can You Get, o primeiro contato do músico com o blues foi aos 9 anos, quando sua mãe faleceu.  King teve que se tornar o homem da casa e usou dessa triste experiência como inspiração para a carreira musical.

Sua primeira grande oportunidade foi em 1948, quando conseguiu mostrar seu talento em um programa de rádio de Sonny Boy Williamson, em Memphis. A partir desse dia, B.B. King conseguiu participações fixas no Grill da Sixteenth Avenue, que depois fez com que ele conseguisse um espaço publicitário de 10 minutos na rádio WDIA, com uma equipe totalmente integrada por negros.

Com a fama aumentando, o músico precisava de um nome comercial para a indústria radiofônica, foi quando recebeu o apelido de Beale Blue Boy, que trazia uma referência à música Beale Street Blues. Em seguida, o nome foi abreviado para Blues Boy King, que eventualmente se tornou B.B. King.

Em 1951, King se lançou para o mundo com o hit Three O’CLock Blues e as turnês nacionais começaram, atingindo cerca de 257 shows por ano. Já em 1956, o músico e sua banda realizaram 342 shows e em pouco tempo B.B. se tornou o principal nome do blues, reconhecido ao redor do mundo.

Sua genialidade na música foi inspiração para grandes ídolos, como Jimi Hendrix, Eric Clapton, George Harrison e Johnny Winter.

Em 1966, B.B. King realizou uma turnê pela América Latina e passou por países como Brasil, México, Argentina, Chile, Uruguai e, pela primeira vez, no Peru e Paraguai.

Reconhecido por seu papel e legado dentro da música, King chegou a receber em 16 de dezembro de 2006 a Medalha Presidencial da Liberdade das mãos do ex-Presidente americano George W. Bush.

O último show realizado no Brasil foi  em 2012, em São Paulo, e antes havia se apresentado no Rio de Janeiro e em Curitiba.

King se casou duas vezes. Martha Lee Denton foi sua primeira mulher, com quem manteve um relacionamento entre 1846 e 1952, e depois veio Sua Carol Hall, com quem ficou de 1958 a 1966. O músico deixou 14 filhos e mais de 50 netos

 
Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico