Notícias

17/06/2006 | 08h23m - Publicado por: Esther Rocha

Morre em Munique, de infarto, o humorista Bussunda

Morre em Munique, de infarto, o humorista Bussunda

 

Morreu na manhã de hoje, sábado, dia 17, o humorista Cláudio Besserman Vianna,  43 anos, conhecido como Bussunda. Integrante do grupo Casseta e Planeta, ele foi vítima de um infarto. Bussunda estava em Munique, na Alemanha, realizando a cobertura da Copa do Mundo para seu programa.

Ele sentiu-se mal quando participava de uma partida de futebol entre funcionários da Globo e seus três companheiros do Casseta e Planeta. Levado ao hospital, Bussunda não resistiu.

Ele era casado e deixa uma filha. Seu corpo será transportado ainda hoje para o Brasil.

Os colegas de Bussunda, Hélio de la Penha, Beto Silva e Cláudio Manuel, que também participavam das gravações de Casseta e Planeta na Copa, também retornam para o Brasil ainda neste sábado.

Biografia

Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda nasceu no Rio de Janeiro. Filho de Luís Guilherme Vianna e Helena Besserman Vianna, era torcedor do Flamengo e de origem judaica. Casou em 1989 com Angélica Nascimento, de quem teve uma filha. Seu irmão, Sérgio, foi presidente do IBGE (por isso às vezes o IBGE era chamado no programa humorístico Casseta & Planeta Urgente, de que Bussunda participava, de "Instituto do Irmão do Bussunda").

Bussunda iniciou a carreira trabalhando como redator do jornal A Casseta Popular, que no início da década de 1980 fez sucesso mesclando o humor escrachado com a crítica política e de comportamento. Na ocasião, o artista ainda era estudante de jornalismo na UFRJ. Esse jornal viria a se tornar um dos embriões do Casseta & Planeta.

Em 1988, Bussunda começava a fazer TV, como redator do humorístico TV Pirata, da Globo. No ano seguinte, o show Eu Vou Tirar Você desse lugar daria início à parceria com o Planeta Diário, surgindo então o Casseta & Planeta Urgente, que iria ao ar, anos depois, no lugar do TV Pirata.

Bussunda, era um dos protagonistas do programa humorístico Casseta & Planeta, Urgente, desde 1992. Ele colaborou com várias revistas esportivas, como Lance! e Placar e também participou de campanhas publicitárias, como a da Cerveja Antarctica.

O apelido Bussunda seria originário da aglutinação dos nomes Besserman e Sujismundo, quando Bussunda, ainda adolescente, numa colônia de férias, foi apelidado de "O Besserman Sujismundo" pelos seus colegas; daí "Bessermundo", e mais tarde, "Bussunda". O humorista tinha uma outra versão para a origem do seu apelido: dizia que era a mistura "das duas coisas que eu mais gosto."

A última participação do artista em telejornais foi no dia 9 deste mês, na Alemanha. Em entrevista ao repórter Tadeu Schmidt, no Bom Dia Brasil, da Globo, ele interpretou um de seus personagens mais populares, o atacante Ronaldo Fenômeno.

Na matéria, Tadeu Schmidt inicia a entrevista a "Ronaldo Fenômeno", perguntando se ele continuava com febre, aproveitando o episódio da indisposição sentida pelo craque brasileiro, após a estréia na Copa. Em resposta, o personagem respondeu:

“Não, não; já melhorei. Queria até aproveitar para dar um recado para a imprensa brasileira: gordo é a...”


Fonte: Wikipédia

/materia/noticia/2006/06/17/corpo-de-bussunda-sera-velado-na-sede-do-flamengo-no-rio-25529.htm

Instagram

Instagram

  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo

OFuxico