Notícias

08/02/2012 | 08h45m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Ag.News

Morre o cantor Wando, aos 66 anos

O cantor teve uma parada cardiorrespiratória

Morre o cantor Wando, aos 66 anos - Ag.News Abrir Galeria

Atualizada às 11h10

Morreu, por volta das 8h desta quarta-feira (8), o cantor Wando, aos 66 anos. O artista estava internado desde o último dia 27 no Hospital Biocor, de Nova Lima, Minas Gerais, quando foi submetido a uma angioplastia coronária para desobstrução de uma artéria no coração.

+ SAIBA TUDO SOBRE WANDO

O cantor sofreu uma parada cardiorrespiratória, que o levou ao óbito. O médico de Wando, João Carlos de Souza Dionísio,  informou ao site G1 que foram feitas manobras de ressuscitação, mas o paciente não resistiu.

Segundo nota divulgada pelo hospital, o estado de saúde de Wando se agravou por volta das 05h40 da madrugada desta quarta-feira (8), chegando a óbito às 8h na presença da mulher do artista. Ainda no comunicado, a família do cantor agradece o carinho de todos. 

Wando lutava contra o entupimento das três artérias coronárias. O cantor chegou a ser submetido a duas cirurgias e havia tido um infarto agudo dentro do hospital..

 

 + FILHA DE WANDO VOLTA DA ALEMANHA PARA VER O PAI

O último boletim médico divulgado pelo hospital, na tarde de terça-feira (7) havia informado que o cantor estava melhorando a cada dia, e que até se comunicando com familiares e médicos. 

No domingo (5), o cantor enviou um bilhete para os fãs.  "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!”.

O corpo de Wando será velado às 17h no Cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte. O enterro está previsto para às 11h de quinta-feira (9). 

 

Biografia

Mineiro de Cajuí, Wanderley Alves dos Reis ganhou o nome artístico de Wando da avó.  Em Volta Redonda (RJ), antes da fama, o cantor foi feirante e caminhoneiro, além de integrar um conjunto que se apresentava em bailes da região de Congonhas e com ela tocou em bailes e festas. Mais tarde passou a compor suas próprias músicas, alcançando sucesso no Nega de Obaluaiê.

Cantor romântico-brega, começou a lidar com música aos 20 anos. Em 1973, Jair Rodrigues gravou duas composições suas, Se Deus Quiser e O Importante é Ser Fevereiro. A partir daí, o lado de compositor do artista ficou sendo conhecido. Foram mais de 400 composições ao longo da carreira.

Desde o início, Wando fez uma opção clara pelo repertório romântico, que se reflete principalmente nas letras de gosto duvidoso, muitas delas com forte conteúdo sensual e erótico. Um bom exemplo é o seu maior sucesso, Fogo e Paixão. Seus discos têm títulos sugestivos como Ui-Wando de Paixão, Vulgar e Comum É Não Morrer de Amor, Obsceno, Depois da Cama, Tenda dos Prazeres, Mulheres, o que lhe rendeu o título de "o cantor mais erótico do Brasil". Em seus shows, banheiras, camas, haréns e distribuição de calcinhas perfumadas eram comuns.

Wando estourou nas paradas de sucesso com a música Moça, da novela Pecado Capital, exibida na Globo em 1975. O disco atingiu a impressionante marca de 1,2 milhão de cópias vendidas.

 Ao longo de sua trajetória, Wando ganhou 19 discos de ouro, além de sete de platina e dois de diamante e gravou 30 discos.

O cantor - que não bebia e não fumava - deixa a mulher, Renata Costa, e os filhos Gabrielle Burci, Vanderley Alves dos Reis Junior e Katiuscia Czakaj, que mora na Alemanha e esteve no Brasil esta semana para ver o pai, além dos netos  Max Vinícius, de 5 anos, e Ben Francisco, filhos de  Katiuscia.

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico