Notícias

09/10/2005 | 20h41m - Publicado por: Vera Jaridm | Foto: reprodução

Morre o carnavalesco Clóvis Bornay

Morre o carnavalesco Clóvis Bornay - reprodução

Aos 90 anos de idade, morreu neste domingo, dia 9, Clóvis Bornay, uma das figuras mais importantes do carnaval carioca. O artista sofreu uma parada cárdio-respiratória, no Rio de Janeiro, onde morava.
Ao passar mal, na tarde deste domingo,  Bornay foi internado e seu óbito ocorreu no Hospital Souza Aguiar.

Bornay nasceu no dia 10 de janeiro de 1917, na cidade de Nova Friburgo. Sua figura fazia parte da paisagem de Copacabana, bairro carioca onde residiu durante décadas. Era comum encontrá-lo passeando e conversando com moradores nas ruas e na praia do bairro.

O trabalho de Bornay ficou ainda mais conhecido através dos desfiles de fantasia de luxo, que lhe deram inúmeros prêmios e exposições no exterior. De tanto vencer os concursos, acabou ganhando o título de hors-concours.

Símbolo do carnaval e da Cidade Maravilhosa, Bornay começou sua trajetória como carnavalesco da Portela, em 1969 e 1970, onde apresentou os enredos Treze Naus e o histórico Lendas e Mistérios da Amazônia, que garantiu o título para a escola de samba carioca.
Como museólogo, ele trabalhou no Museu Histórico Nacional e em outras entidades culturais. 

O primeiro prêmio em um desfile de fantasias de luxo ocorreu em 1937, quando desfilou vestido de Príncipe Hindu e ganhou a premiação do Baile de Gala do Teatro Municipal. .

Instagram

Instagram

  • Depois do sucesso no Brasil, com mais de 100 mil espectadores, agora é vez dos Estados Unidos. O espetáculo Baixa Terapia, com Antônio Fagundes, fará peças em Orlando, Boston e Miami nesta semana e o ator mandou um recadinho para nós do OFuxico. Confira!
  • @simaria levou seus seguidores à loucura, ao postar essa foto um tanto ousada. Confira mais clicando em #OFuxico!
  • @travisscott e @kyliejenner esbanjaram sensualidade, na capa da mais recente edição da revista GQ. Leia a matéria completa sobre o assunto em #OFuxico!
📷: Reprodução/@gq
  • Fiquem ligadinhos!!!
  • Protagonista de O Tempo Não Para, @juulianapaiva está curtindo a festa de lançamento da próxima novela das 19h. Vídeo da repórter @flaviacirino
  • Em O Tempo Não Para, próxima novela das 18h, @felipessimas será Elmo, um amigo daqueles que todo mundo gostaria de ter. Vídeo da repórter @flaviacirino
  • @montaleonebruno contou à reportagem de OFuxico que sua namorada, Sasha, curtiu seu visual para a novela O Tempo Não Para, que estreia dia 31. Vídeo da repórter @flaviacirino

OFuxico