Notícias às 20:44

Morre Severino Araújo, maestro da Orquestra Tabajara

Divulgação

O maestro Severino Araújo, que comandou a Orquestra Tabajara, morreu, nesta sexta-feira (3), no Rio de Janeiro. Ele tinha 95 anos e teve falência múltipla dos órgãos provocada por uma infecção urinária.

Severino estava internado no hospital Ipanema Inn, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O sepultamento será neste sábado (4), às 12h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, informou o site do jornal carioca O Globo.

Ele deixa quatro filhos. Há cinco anos, ele foi substituído no comando da orquestra pelo irmão, Jayme Araújo, que confirmou a morte de Severino para a imprensa.

A Orquestra Tabajara foi a mais requisitada para bailes. Além dos discos, seus músicos gravavam acompanhamentos para diferentes cantores e cantoras. Em 2005, lançou o primeiro DVD, gravado nos estúdios da Rádio Nacional.

A orquestra surgiu por volta de 1933, ainda sem o nome de Tabajara. Com o passar do tempo, ganhou essa denominação e ganhou fama, animando bailes na Paraíba.

Severino naceu no dia 23 de abril de 1917, em Limoneiro, em Pernambuco. Regente, instrumentista, clarinetista, compositor, ele era filho de um professor de música e regente da banda. O maestro começou a estudar música com ele aos seis anos e, aos oito, tornou-se seu assistente. Com 12 anos, já tocava clarinente. Aos 16, iniciou a carreira artística fazendo arranjos para a banda da cidade. Sua fama espalhou-se e, em 1936, passou a integrar como clarinetista a banda da Polícia de João Pessoa (PB).

Em 1937, foi contratado como primeiro clarinetista e, logo em seguida, regente da Orquestra Tabajara. Seu primeiro sucesso popular foi Um Chorinho em Aldeia (1943). Em 1944, chegou ao Rio de Janeiro para trabalhar na Rádio Tupi. Nesse mesmo ano, gravou os primeiros discos na Continental. Severino gravou mais de 100 discos entre 78 rpm e LPs. Em 2003, no aniversário de 70 anos da Orquestra Tabajara, regeu o baile de número 13.644 da orquestra. Em 2004, com a reabertura do Circo Voador, na Lapa, no Rio de Janeiro, voltou a reger a orquestra na tradicional Domingueira voadora.

Jamelão sofre novo derrame, no Rio de Janeiro
Roberto Leal vai gravar disco com maestro João Carlos Martins
Marcelo Serrado aprende a tocar piano para filme
Tadeu Schmidt e padre Fábio prestigiam violinista André Rieu

Notícias Relacionadas