Notícias

03/08/2012 | 20h44m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Divulgação

Morre Severino Araújo, maestro da Orquestra Tabajara

Músico comandou por 70 anos orquestra famosa por bailes

Morre Severino Araújo, maestro da Orquestra Tabajara - Divulgação

O maestro Severino Araújo, que comandou a Orquestra Tabajara, morreu, nesta sexta-feira (3), no Rio de Janeiro. Ele tinha 95 anos e teve falência múltipla dos órgãos provocada por uma infecção urinária.

Severino estava internado no hospital Ipanema Inn, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O sepultamento será neste sábado (4), às 12h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, informou o site do jornal carioca O Globo.

Ele deixa quatro filhos. Há cinco anos, ele foi substituído no comando da orquestra pelo irmão, Jayme Araújo, que confirmou a morte de Severino para a imprensa.

A Orquestra Tabajara foi a mais requisitada para bailes. Além dos discos, seus músicos gravavam acompanhamentos para diferentes cantores e cantoras. Em 2005, lançou o primeiro DVD, gravado nos estúdios da Rádio Nacional.

A orquestra surgiu por volta de 1933, ainda sem o nome de Tabajara. Com o passar do tempo, ganhou essa denominação e ganhou fama, animando bailes na Paraíba.

Severino naceu no dia 23 de abril de 1917, em Limoneiro, em Pernambuco. Regente, instrumentista, clarinetista, compositor, ele era filho de um professor de música e regente da banda. O maestro começou a estudar música com ele aos seis anos e, aos oito, tornou-se seu assistente. Com 12 anos, já tocava clarinente. Aos 16, iniciou a carreira artística fazendo arranjos para a banda da cidade. Sua fama espalhou-se e, em 1936, passou a integrar como clarinetista a banda da Polícia de João Pessoa (PB).

Em 1937, foi contratado como primeiro clarinetista e, logo em seguida, regente da Orquestra Tabajara. Seu primeiro sucesso popular foi Um Chorinho em Aldeia (1943). Em 1944, chegou ao Rio de Janeiro para trabalhar na Rádio Tupi. Nesse mesmo ano, gravou os primeiros discos na Continental. Severino gravou mais de 100 discos entre 78 rpm e LPs. Em 2003, no aniversário de 70 anos da Orquestra Tabajara, regeu o baile de número 13.644 da orquestra. Em 2004, com a reabertura do Circo Voador, na Lapa, no Rio de Janeiro, voltou a reger a orquestra na tradicional Domingueira voadora.

Jamelão sofre novo derrame, no Rio de Janeiro
Roberto Leal vai gravar disco com maestro João Carlos Martins
Marcelo Serrado aprende a tocar piano para filme
Tadeu Schmidt e padre Fábio prestigiam violinista André Rieu

Instagram

Instagram

  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)
  • Apenas alguns dias depois de se tornar a Duquesa de Sussex, Meghan Markle foi
  • @luisasonza apostou em uma boate de São Paulo, como cenário para seu novo videoclipe, feito para a música Devagarinho. Confira uma foto dos bastidores de tal projeto!
📷: Divulgação/Will Aleixo
  • Barraco,  briga e afastamento no #PowerCoupleBrasil  #DiegoGrossi x #AndersonFelicio

OFuxico