Notícias

04/12/2016 | 12h25m - Publicado por: Ará Rocha | Foto: Divulgação

Morreu o poeta, escritor e teatrólogo Ferreira Gullar

Ele tinha 86 anos e estava internado em hospital do Rio de Janeiro

Morreu o poeta, escritor e teatrólogo Ferreira Gullar - Divulgação

Morreu neste domingo (3), o peta, escritor e teatrólogo Ferreira Gullar.

Aos 86 anos, ele estava internado no hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, por conta de problemas pulmonares, que evoluíram para uma pneumonia, segundo divulgou o jornal O Globo.

A causa da morte ainda não foi divulgada nem pelo hospital, nem por seus familiares.

Ferreira Gullar era membro imortal da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 37 desde o ano de 2014.

Ferreira Gullar nasceu em São Luis, no Maranhão. Morando no Rio de Janeiro, participou do movimento da poesia concreta, inovando o modo de escrever, usando placas de madeira.  Em 1956 participou da exposição concretista,  considerada o marco oficial do início da poesia concreta, tendo se afastado desta em 1959,quando criou com Lígia Clark e Hélio Oiticica o neoconcretismo. No começo de 1960, se afasta e passa a produzir poesias engajadas com os Centros Populares de Cultura.

Recebeu vários prêmios, entre eles o Prêmio Camões  em 2010, o título de Doutor Honoris Causa da Faculdade de Letras da UFRJ (2010), Na cidade de Imperatriz foi inaugurado o Teatro Ferreira Gullar (2010), em 1999 foi inaugurada em São Luís, no Maranhão, a Avenida Ferreira Gullar, em 2011 recebeu  Prêmio Jabuti com seu livro de poesia Em Alguma Parte Alguma, considerado O Livro do Ano de Ficção.

 

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico