Notícias às 12:25

Morreu o poeta, escritor e teatrólogo Ferreira Gullar

Divulgação

Morreu neste domingo (3), o peta, escritor e teatrólogo Ferreira Gullar.

Aos 86 anos, ele estava internado no hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, por conta de problemas pulmonares, que evoluíram para uma pneumonia, segundo divulgou o jornal O Globo.

A causa da morte ainda não foi divulgada nem pelo hospital, nem por seus familiares.

Ferreira Gullar era membro imortal da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 37 desde o ano de 2014.

Ferreira Gullar nasceu em São Luis, no Maranhão. Morando no Rio de Janeiro, participou do movimento da poesia concreta, inovando o modo de escrever, usando placas de madeira.  Em 1956 participou da exposição concretista,  considerada o marco oficial do início da poesia concreta, tendo se afastado desta em 1959,quando criou com Lígia Clark e Hélio Oiticica o neoconcretismo. No começo de 1960, se afasta e passa a produzir poesias engajadas com os Centros Populares de Cultura.

Recebeu vários prêmios, entre eles o Prêmio Camões  em 2010, o título de Doutor Honoris Causa da Faculdade de Letras da UFRJ (2010), Na cidade de Imperatriz foi inaugurado o Teatro Ferreira Gullar (2010), em 1999 foi inaugurada em São Luís, no Maranhão, a Avenida Ferreira Gullar, em 2011 recebeu  Prêmio Jabuti com seu livro de poesia Em Alguma Parte Alguma, considerado O Livro do Ano de Ficção.

 

Notícias Relacionadas