Notícias

03/10/2005 | 19h34m - Publicado por: Elba Kriss

MTV envia comunicado sobre mal-entendido

A MTV Brasil enviou um comunicado sobre um mal-entendido ocorrido no Vídeo Music Brasil, que aconteceu no dia 29 de setembro, em São Paulo.

O uso da palavra “mongolóide” durante a premiação teria ofendido algumas pessoas. A emissora fez questão de se retratar.

Leia o comunicado na íntegra:

A MTV BRASIL lamenta o fato de várias pessoas terem se ofendido com a expressão "mongolóide" usada num texto que descrevia as "qualidades essenciais" de um baterista, durante o  VMB, programa ao vivo veiculado na quinta feira 29 de setembro e também exibido em diversas reprises na programação.
 
Em nenhum momento a MTV BRASIL teve o intuito de ofender quem quer que seja, e muito menos foi intencional a vinculação do termo "mongolóide" aos portadores da Síndrome de Down.

A palavra "mongolóide" hoje, graças ao trabalho de ONG's e pessoas envolvidas com a Síndrome de Down , já não é mais usada para definir os portadores da doença, como o fora no passado. A maioria das pessoas já percebeu que é melhor que assim seja, para proteger os que sofrem com a doença e para não difundir preconceitos que só atrapalham a inserção social dos portadores da Síndrome.

Cabe esclarecer que, quando a MTV se refere aos portadores de Síndrome de Down, não usa a palavra "mongolóide" assim como não chama os portadores de HIV de "aidéticos".
 
Como temos uma longa e reconhecida luta contra o preconceito e pela conscientização dos jovens em relação a diversos temas sociais, estamos certos de que o que aconteceu é fruto de um lapso. Lapso que é decorrente muito mais do uso coloquial de uma expressão do que de uma manifesta vontade em ferir suscetibilidades.
 
A série de protestos e reclamações calou fundo aqui na MTV. E, sendo assim, a nós cabe tão somente pedir desculpas aos que se ofenderam e garantir que estamos sempre dispostos a esclarecer confusões e a mudar o que for preciso em nossas condutas.

Instagram

Instagram

  • @thaeme anunciou que está grávida de seu primeiro filho, fruto do casamento com o empresário Fabio Elias. Leia mais em #OFuxico!
  • @alok passou por um belo de um susto, ainda durante o último fim de semana. Tudo porque o avião que transportava o DJ saiu da pista, durante a decolagem, em Juiz de Fora. Confira mais em #OFuxico
  • @diegocgrossi e @francielegrossi foram expulsos do @powercouplebrasil, após o rapaz discutir com Anderson, marido de @muniknunes. Saiba mais clicando em #OFuxico!
📷: Divulgação/Record TV
  • Nesta segunda-feira (21), o @kensingtonroyal divulgou novas fotos oficiais do casamento do Príncipe Harry e de Meghan Markle. Confira mais em #OFuxico
  • Morreu, aos 24 anos de idade, a modelo e digital influencer @almeidanara, que lutava contra o câncer. Leia mais em #OFuxico
  • Oficialmente casados! 👰🏻💍❤ Quer saber todos os detalhes do casamento mais esperado do ano? Leia tudo no site OFuxico! (Foto: Reprodução/Instagram/@kensingtonroyal)
  • E chegou o dia do casamento mais esperado do ano. Em poucas horas Príncipe Harry e Meghan Markle serão marido e mulher. Para você não perder nenhum minuto da cerimônia, o site do #OFuxico está fazendo a cobertura Minuto a Minuto. Corre lá

http://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/minuto-a-minuto-saiba-tudo-sobre-o-casamento-real/2018/05/19-320655.html

OFuxico