Notícias às 09:02

Músicos escrevem carta aberta para manter instrumentos em presídios

Getty Images

Músicos escrevem carta aberta para manter instrumentos musicais disponíveis para presos no Reino Unido. Encabeçada pelo compositor Billy Bragg, a Jail Guitar Doors é uma iniciativa independente que pretende abrir portas musicais nos presídios através de violões, como sugere o nome.

A carta é um protesto contra o Ministro da Justiça do Reino Unido, Chris Gayling, que teria banido o instrumento como parte de uma mudança nas políticas de privilégios para detentos.

Na carta, publicada pelo site The Guardian, Billy Bragg afirma:

"Como músicos, ficamos preocupados ao ouvir que o uso de violões de cordas de aço sejam proibidos nos presídios. Acreditamos que a música tem um papel muito importante no processo de reabilitação de quem está preso. Contudo, essa habilidade será seriamente minada se os presos não puderem continuar praticando sozinhos entre as sessões de grupo".

A carta foi assinada por 12 músicos, entre eles David Gilmour, do Pink Floyd, o guitarrista Johnny Marr, dos Smiths, e Ed O´Brien e Phillip Selway, do Radiohead.

Desde o surgimento da nova regra, que não permite o uso de violões com cordas de aço, o número de suicídios nas prisões do Reino Unido dobrou.

O membro do parlamento britânico, Kevin Brennan, disse que irá chamar atenção para o assunto nas sessões do governo durante a semana.

"Quando os detentos me escreveram dizendo que economizavam seu dinheiro para comprar violões, que agora estão sendo banidos, eu pensei que o governo teria motivos legítimos para justificar a mudança. O coordenador da prisão admitiu que aprender a tocar violão é bom para a reabilitação, então por que iria concordar com essa decisão arbitrária?", disse ao The Guardian.

Morre aos 69 anos Storm Thorgerson, designer de capas do Pink Floyd
Coldplay vence Beatles e Stones como melhor álbum de todos os tempos
Madonna é a artista que mais faturou em 2012
Concerto em prol das vítimas do furacão Sandy levantou US$ 30 milhões
Especial: Relembre as músicas dedicadas às mães

Notícias Relacionadas