Notícias

31/03/2013 | 10h12m - Publicado por: Geraldo Bessa/PopTevê para O Fuxico | Foto: Jorge Rodrigues Jorge / Carta Z Notícias

Nando Cunha mostra sua porção chef com receita de linguado

Intérprete de Pescoço, em Salve Jorge, manda bem nas panelas

Nando Cunha mostra sua porção chef com receita de linguado  - Jorge Rodrigues Jorge / Carta Z Notícias

Nando Cunha é do tipo que não leva o personagem para a cama. Ao sair do estúdio, ele deixa o jeito malandro e preguiçoso de Pescoço, seu abusado personagem em Salve Jorge (Globo), e se mostra um verdadeiro dono de casa. Principalmente, quando o assunto é cozinhar. 

Nando Cunha mostra sua porção chef com uma receita de linguado "Adoro receber amigos para jantar. Mas sou do tipo que faz a receita de olho na higiene da cozinha. Não gosto de nada bagunçado", garante o ator, que tem o linguado ao molho de creme de leite como uma de suas especialidades.

"É um dos pratos mais pedidos pela minha mulher. Sinal de que deve ser bom mesmo", brinca. 

O gosto de Nando por peixe é facilmente explicado. Sempre tentando manter a forma para a tevê, ele enaltece a baixa caloria do alimento com a praticidade do prato. E antes de começar a receita, liga o rádio instalado em sua cozinha e deixa-se inspirar por sambas de Paulinho da Viola e do grupo Fundo de Quintal.

"Faço tudo com alegria, inclusive, cozinhar", ressalta.

O primeiro passo para a produção do prato é simples: despejar um pouco de azeite em um refratário e colocar metade dos filés de peixe já descongelados. Em seguida temperar os filés com limão, sal e alho amassado. Enquanto o tempero dá gosto ao peixe, o ator descasca cerca de um quilo de batata e corta em pedaços circulares. Metade das batatas cobrem o peixe que já está no refratário. Depois de colocar o restante do linguado no prato, ele tempera o peixe novamente com limão, alho e sal e monta mais uma camada de batatas.

"Alternar uma camada de batata com outra de filé de peixe é importante, pois assim o linguado não fica grudando um no outro", ensina.

Sem tirar o soro, Nando acrescenta ao refratário as duas caixinhas de creme de leite e cobre a receita com papel alumínio. Em um forno pré-aquecido por 10 minutos a 230Cº graus, ele deixa a receita assando por cerca de 30 minutos.

"É preciso ficar de olho. Se passar de meia hora cozinhando, o peixe pode ficar ressecado", justifica.

Nando Cunha mostra sua porção chef com uma receita de linguado O tempo de cozimento do prato principal é o momento onde o ator prepara o arroz branco para acompanhar o linguado e fala sobre a oportunidade de fazer sua primeira novela no horário das nove.

"A repercussão nas ruas é bem diferente das novelas de outras faixas. Mas é engraçado, o trabalho mudou pouco. Estou feliz em conviver com a mesma equipe de'Araguaia'", conta Nando, referindo-se ao seu ltimo folhetim na Globo, exibido em 2010, onde deu vida ao palhaço Pimpinela.

Natural do subrbio do Rio de Janeiro, Nando torce para que seu desempenho em Salve Jorge seja reconhecido pela emissora, já que seu vínculo com a Globo é por obra.

"Sou um cara estudioso, sempre pronto para as cenas e que gosta muito do que faz", ressalta.

Inicialmente cômico, nos próximos capítulos de Salve Jorge, o ex-presidiário vai se envolver com o tráfico de órgãos humanos. No drama ou no humor, o ator garante que atuar ao lado de Roberta Rodrigues, Solange Badim e Bruna Marquezine é motivo de diversão na hora de gravar.

"Estou cercado de atrizes talentosas e extremamente generosas", elogia o ator, correndo para ver se o peixe já está no ponto.

Passados os 30 minutos, o creme de leite cria uma capa dourada para o peixe e as batatas. É a hora de arrumar a mesa e chamar os amigos para jantar. Segundo Nando, água e vinho branco combinam perfeitamente com a leveza e a suavidade do prato.

"Embora essa receita não seja uma novidade para mim, ela sempre me surpreende", valoriza o ator, que mesmo focado em seu trabalho em Salve Jorge, está ansioso com o lançamento do filme Trinta, cinebiografia do carnavalesco Joãozinho Trinta, onde Nando dá vida ao compositor Malandro, um dos autores do samba-enredo Rei de França na Ilha da Assombração, que embalou um dos títulos de Joãozinho pela Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro.

Confira a receita completa:

Linguado ao molho de creme de leite

Ingredientes:

1 kg de filé de linguado

10 dentes de alho

2 limões 

1 kg de batata

2 caixinhas de creme de leite

Sal a gosto
 

Modo de fazer

Em um refratário médio, despeje azeite de oliva e coloque 500 g de linguado. Tempere com limão, sal e alho. Cubra o peixe com as batatas. Em seguida, faça mais uma camada de peixe, tempere, e monte outra camada com o restante das batatas. Por fim, jogue as duas caixinhas de creme de leite por todo o prato. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 230Cº graus. O tempo de cozimento do prato é de 30 minutos. Sirva com arroz branco.

Nando Cunha sofre mudanças após interpretar um palhaço

Instagram

Instagram

  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo

OFuxico