Notícias

09/09/2012 | 15h03m - Publicado por: Gabriel Sobreira/ PopTevê para O Fuxico | Foto: Jorge Rodrigues Jorge /Carta Z Notícias

Nas folgas de Cheias de Charme, Luka Ribeiro se dedica ao sushi

Ator põe a mão na massa e prepara delícias orientais

Nas folgas de Cheias de Charme, Luka Ribeiro se dedica ao sushi  - Jorge Rodrigues Jorge /Carta Z Notícias

Preparar comida japonesa não é uma tarefa fácil. Exige técnica, atenção, paciência e uma boa dose de criatividade. Além disso, requer habilidade com os utensílios, que precisam estar bem afiados. Em tese, Luka Ribeiro, o Jiló de Cheias de Charme, da Globo, reúne essas características.

"Quero deixar claro que não sou um sushiman. Mas um apreciador da comida japonesa", frisa ele, entre risos, enquanto examina a peça de salmão fresco.

Na cozinha do Keyzen Lounge, restaurante japonês na Zona Sul do Rio de Janeiro, Luka recebe a orientação do sushiman Xavier Bonifácio e, a partir desse momento, o ator mostra intimidade com o corte do peixe.

"Eu tinha uma certa aversão à comida japonesa, como eu acho que algumas pessoas até hoje ainda têm. Essa coisa do peixe cru, do gosto, que é muito diferente da nossa culinária", salienta, enquanto observa se o arroz está no ponto.

Na trama de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, o personagem Jiló é um faz-tudo boa praça, que atualmente tem ajudado o preguiçoso Sandro, de Marcos Palmeira, a ficar na linha para voltar para a ex-mulher, Penha, de Taís Arajo. Para Luka, contracenar nesse núcleo tem uma razão especial: sua estreia na tevê foi em Salsa e Merengue, em 1996, onde Marcos Palmeira era o protagonista.

"Ele é um cara com quem já tenho uma aproximação. E a Taís já foi minha irmã em Meu Bem Querer, em 1998. Eu fazia o Zulu e ela, a Edivânia", lembra-se ele, enquanto verifica cada ingrediente dos pratos japoneses. 

Para fazer o sashimi iguaria japonesa de peixes e frutos do mar em pequenos pedaços com algum molho – Luka corta o salmão em um movimento longitudinal, trazendo a faca para perto do corpo e evitando cortes transversais. Com as fatias de 2,5 centímetros de largura por 4 centímetros de comprimento separadas, o ator as organiza em um prato e decora com gengibre japonês moído e wasabi, condimento japonês.

"O material de corte é sempre muito afiado. Então, precisa ter bastante cuidado para manuseá-lo", salienta, enquanto repete a ação com um tentáculo do polvo, já bem lavado, e em seguida bem fatiado.

Luka segue para a segunda etapa do processo, que é preparação do sushi – arroz temperado com vinagre acompanhado por peixe ou frutos do mar e vegetais. Com o arroz pronto em uma vasilha, o ator corta diversas tiras finas de salmão. Na palma da mão coloca o peixe e com a outra mão faz um bolinho de arroz. Com os dois dedos, pressiona o arroz no salmão e com a mão quase fechada para envolver o bolinho de arroz.

"Como eu tinha um amigo que possuía um restaurante japonês durante um tempo, algumas vezes me aventurava a ir na cozinha só para dar aquele toque final", lembra Luka, enquanto repete o movimento mais algumas vezes.

Na hora de preparar o makimono Califórnia, um sushi enrolado com alga no lado de fora e composto de mais de um recheio , o ator abre o sundarê – uma pequena esteira – e o nori – uma folha feita a partir de algas. Primeiro, ele despeja o sundarê na mesa – o lado que brilha é voltado para dentro, onde se coloca o arroz , com o nori sobre ele. Preenche o nori com o arroz, que deve estar frio. Assim, basta acrescentar tiras de manga, kani, pepino e gergelim triturado. Depois, Luka enrola no sentido de onde tem arroz para o local onde não tem. Retira o sundarê e corta os enrolados com espessura de dois centímetros cada. O ator, então, reserva uma travessa ou uma barca decorativa e organiza o sashimi de polvo e
salmão, o sushi de salmão e makimono Califórnia como desejar.

"E bom apetite", deseja o ator, que não se fez de rogado e comeu tudo sozinho.

Luka Ribeiro estreia no cinema ao lado de Wagner Moura e Rodrigo Santoro
Luka Ribeiro vira locutor em rádio carioca
Luka Ribeiro revela a emoção de contracenar com Rodrigo Santoro
Luka Ribeiro em dose dupla, no teatro
 

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico