Notícias

28/12/2012 | 19h01m - Publicado por: Amanda Rolim/TV Press para O Fuxico | Foto: Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Nívea Maria relembra personagem a ajudou em momento de crise

Atriz fala de sua carreira e da dificuldade em se manter na ativa

Nívea Maria relembra personagem a ajudou em momento de crise - Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Nívea Maria sempre fez da televisão o foco de sua carreira. Aos 65 anos, a intérprete da fútil Isaurinha, de Salve Jorge, acumula mais de 60 trabalhos à frente das câmaras – enquanto sua experiência no teatro é resumida a apenas oito peças. Para Nívea, o ator que quer estabelecer uma linha contínua de trabalhos precisa estar sempre em evidência, senão acaba esquecido pelo público. E isso pode ser observado em sua própria trajetória, já que a atriz está há 32 anos emendando um trabalho no outro.

"Hoje, acho muito difícil para o ator jovem começar porque eles diversificam muito", acredita. 

Desde sua adolescência, Nívea trabalhava fazendo comerciais. E através das propagandas ela foi descoberta. Ao fazer uma participação nos três últimos capítulos da novela A Outra Face de Anita, escrita por Ivani Ribeiro em 1964, ela chamou a atenção do diretor Walter Avancini. O que lhe rendeu mais um papel na tevê, dessa vez no folhetim A Indomável, adaptação da comédia A Megera Domada, de William Shakespeare. No ano seguinte à estreia na tevê, Nívea já se preparava para viver sua primeira protagonista em O Preço de Uma Vida, telenovela de Thalma de Oliveira exibida pela Tupi.

"Foi a primeira vez que tive reconhecimento nacional", relembra. 

Como fazia muitas personagens do horário das seis da Globo, que nos meados da década de 1970 exibia apenas novelas de época inspiradas em clássicos da literatura brasileira, a atriz ficou marcada pelo perfil de heroína romântica.

"Chegou um momento em que eu quis fazer algo diferente. Então, pedi para ser a antagonista", revela.

Foi quando  deu vida à sua primeira vilã na televisão, a Rosália do folhetim Dona Xepa, de Gilberto Braga. Filha da protagonista da novela, a personagem tinha vergonha de sua mãe ser uma feirante.

Atualmente, a atriz interpreta, na novela de Gloria Perez, uma mulher que vê o marido perder toda a fortuna da família através de investimentos malsucedidos na bolsa de valores. Apesar de não ter dinheiro para pagar contas básicas, como o condomínio do prédio ou a escola da neta, Isaurinha faz esforço para sustentar certas futilidades. Para isso, conta com a ajuda financeira de Leonor, vivida por Nicette Bruno. A milionária banca para a amiga, por exemplo, a conservação de um casaco de pele em uma empresa especializada de Paris.

"Mesmo com a falência, eu a construí com a maior dignidade. A Isaurinha é muito apegada aos objetos que lhe restaram", explica.

Mas entre Leonor e a personagem de Nivea existe muito mais que a amizade. As duas guardam um segredo de família que só será revelado no fim da novela.

Salve Jorge é a quinta obra de Gloria Perez em que Nívea Maria participa. 

"Em todas eu tive personagens muito interessantes", confessa.

Entre os folhetins em que as duas trabalharam juntas, estão: Explode Coração, de 1995, O Clone, de 2001, América, de 2005, e Caminho das Índias, de 2009.

"A Gloria sempre discute um tema importante para a sociedade em seus folhetins, seja drogas, imigração ilegal ou doenças mentais. E eu gosto de fazer parte disso", conclui.

Outro rumo

Ao longo do tempo, a carreira de um ator pode se tornar um pouco monótona. Isso porque, muitas vezes, os papéis oferecidos ficam parecidos entre si. Com Nívea Maria não foi diferente. Aos 50 anos, ela pensou em parar de atuar, pois já se encontrava cansada de só ter espaço na tevê interpretando personagens de apoio, quase sempre a mãe de alguém da novela. 

"Me deu um desânimo, porque eu estava me repetindo na atuação e já não sabia mais de onde tirar para poder inovar", confessa.

Foi então que a atriz resolveu abrir o restaurante Dois Em Cena, no Rio de Janeiro, para dar um novo rumo à sua vida. Mas a ideia de se aposentar foi logo deixada de lado quando Nívea recebeu o convite para interpretar Maria Gonçalves na minissérie A Casa das Sete Mulheres, escrita por Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão.

"Foi um momento de grandes mudanças na minha vida. E essa personagem tinha uma força que acabou me ajudando a superar essa crise que tive", revela.

Instantâneas

# Antes de estrear na televisão, Nívea Maria só tinha feito peças de teatro amadoras na escola.

# Nívea é irmã mais nova da também atriz Glauce Graieb. Apesar de terem começado as carreiras na tevê na década de 1960, as duas só foram atuar juntas em 2009, na novela "Caminho das Índias", de Gloria Perez.

# Durante sua trajetória, a atriz já participou de novelas em quatro emissoras diferentes: Excelsior, Tupi, Manchete e Globo.

# Em 1989, Nívea integrou o elenco da polêmica peça "Na Sauna", dirigida por Bibi Ferreira, onde teve de ficar completamente nua em cena.

Força e Suavidade é a mensagem de Nívea Maria para as mulheres
Nívea Maria é escalada para a novela Salve Jorge

Instagram

Instagram

  • Barraco,  briga e afastamento no #PowerCoupleBrasil  #DiegoGrossi x #AndersonFelicio
  • @thaeme anunciou que está grávida de seu primeiro filho, fruto do casamento com o empresário Fabio Elias. Leia mais em #OFuxico!
  • @alok passou por um belo de um susto, ainda durante o último fim de semana. Tudo porque o avião que transportava o DJ saiu da pista, durante a decolagem, em Juiz de Fora. Confira mais em #OFuxico
  • @diegocgrossi e @francielegrossi foram afastados do @powercouplebrasil, após o rapaz discutir com Anderson, marido de @muniknunes. Saiba mais clicando em #OFuxico!
📷: Divulgação/Record TV
  • Nesta segunda-feira (21), o @kensingtonroyal divulgou novas fotos oficiais do casamento do Príncipe Harry e de Meghan Markle. Confira mais em #OFuxico
  • Morreu, aos 24 anos de idade, a modelo e digital influencer @almeidanara, que lutava contra o câncer. Leia mais em #OFuxico
  • Oficialmente casados! 👰🏻💍❤ Quer saber todos os detalhes do casamento mais esperado do ano? Leia tudo no site OFuxico! (Foto: Reprodução/Instagram/@kensingtonroyal)

OFuxico