Notícias às 19:59

Noiva de George Clooney vai investigar crimes internacionais na Faixa de Gaza

Getty Images
Em um comunicadoA noiva de George Clooney, Amal Alamuddin, foi nomeada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU para investigar as violações de leis internacionais da Faixa de Gaza.

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas anunciou, nesta segunda-feira (11), a nomeação de três membros para a sua comissão de inquérito para investigar supostas violações de leis internacionais humanitárias e de direitos humanos nos Territórios Palestinos Ocupados, incluindo Jerusalém Oriental, e, particularmente, a Faixa de Gaza, desde o início do conflito em 13 de junho.

Em um comunicado divulgado, o presidente do Conselho, o embaixador Baudelaire Ndong Ella, do Gabão, anunciou que o órgão de direitos humanos nomeou Amal Alamuddin, do Reino Unido, Doudou Diène, do Senegal e William Schabas, do Canadá, para servirem como membros do Comissão internacional. Mr. Schabas também servirá como Presidente da Comissão.

A Comissão tem como objetivo estabelecer os fatos e circunstâncias de violações e crimes e identificar os responsáveis. Ele também irá fazer recomendações, nomeadamente sobre as medidas de responsabilização, todos com vista a evitar e acabar com a impunidade e garantir que os responsáveis ​​sejam punidos e proteger os civis contra quaisquer agressões.

Pelo menos 1.948 palestinos, a maioria deles civis, foram mortos no conflito, junto com 67 israelenses, segundo números citados pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários , a OCHA.

Além disso, 425 mil pessoas estão procurando abrigo com as Nações Unidas e Agência de Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), instalações de abrigos públicos ou em casas de famílias.

Cerca de 11.855 unidades habitacionais em Gaza foram destruídas ou severamente danificadas por ataques israelenses, e outras 36 mil sofreram danos, de acordo com o OCHA.

O Conselho decidiu, por uma votação de 29 países a favor, 17 abstenções e um único voto negativo dos Estados Unidos, para iniciar o inquérito na sua reunião de emergência em 23 de julho.

Julia Roberts não sabe ainda se vai ao casamento de George Clooney
Prefeito italiano revela detalhes do casamento de George Clooney
Casamento de George Clooney estará na Vogue
George Clooney recebe licença de casamento em Londres
Jodie Foster vai dirigir George Clooney no cinema

A ONU ainda solicitou que a Comissão apresente um relatório escrito ao Conselho de Direitos Humanos na sessão de Março de 2015. divulgado esta tarde, o presidente do Conselho, o embaixador Baudelaire Ndong Ella (Gabão), anunciou que o órgão de direitos humanos nomeado Amal Alamuddin (Reino Unido), Doudou Diène (Senegal) e William Schabas (Canadá) para servir como membros do Comissão internacional. Mr. Schabas também servirá como Presidente da Comissão. 
 
A Comissão tem como objetivo estabelecer os fatos e circunstâncias de violações e crimes perpetrados e identificar os responsáveis. Ele também irá fazer recomendações, nomeadamente sobre as medidas de responsabilização, todos com vista a evitar e acabar com a impunidade e garantir que os responsáveis ​​sejam responsabilizados, e sobre as formas de proteger os civis contra quaisquer agressões. 
 
Pelo menos 1.948 palestinos, a maioria deles civis, foram mortos no conflito, junto com 67 israelenses, segundo números citados pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). 
 
Além disso, alguns 425.000 pessoas estão procurando abrigo ou em relevo das Nações Unidas e Agência de Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), instalações de abrigos públicos ou em casas de famílias. 
 
Cerca de 11.855 unidades habitacionais em Gaza foram destruídas ou severamente danificadas por ataques israelenses, e outra 36.000 sofreram danos, de acordo com o OCHA. 
 
O Conselho decidiu – por uma votação de 29 países a favor, 17 abstenções e um único voto negativo dos Estados Unidos – para iniciar o inquérito na sua reunião de emergência em 23 de julho. 

Notícias Relacionadas