Notícias

02/12/2005 | 08h26m - Publicado por: Andréia Takano

O Auto da Compadecida ganha exibição especial

No próximo dia 3, o Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, contará com a exibição do filme O Auto da Compadecida. O longa-metragem contará com legendas em português para o público especial, formado por portadores de deficiências auditivas.

A mostra, que recebe o nome de Cinema Nacional Legendado– criado pela ARPEF, em parceria com o Centro de Produção de Legendas (CPL) e realização do CCBB, começou em junho de 2004 e entre os filmes exibidos com a técnica closed caption – legenda oculta – estão Cidade de Deus, Central do Brasil, Lisbela e o Prisioneiro – este com recorde de público - Carandiru e Janela da Alma.
 
A iniciativa de abrir as portas do cinema nacional para um novo público – seis milhões de cidadãos brasileiros surdos ou com algum tipo de deficiência e 460 mil deficientes auditivos moradores do Estado do Rio, segundo dados do IBGE - surtiu efeito em outros estados brasileiros. Em outubro, o CCBB do Distrito Federal também passou a exibir filmes com legendas closed caption.

O Auto da Compadecida conta a história de João Grilo ((Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam vários episódios enganando a todos da pequena cidade em que vivem.

Sobre o closed caption

O sistema closed caption é um recurso da tecnologia digital que possibilita o acompanhamento de programas de televisão através de legendas ocultas, on line ou off-line, substituindo o papel do áudio.  O sistema começou há 20 anos nos EUA e atualmente é usado em diversos países, sendo que no Canadá e EUA ele é aproveitado em quase 100% da programação, beneficiando um público formado por deficientes auditivos, bilíngües, semi-analfabetos e crianças em fase de alfabetização. 

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico