Notícias

29/05/2013 | 13h44m - Publicado por: Ará Rocha | Foto: Ag.News

Oscar Schmidt: "Tive uma vida linda, alcancei tudo aquilo que queria"

Ex-jogador luta contra um câncer cerebral de grau 3 e fala sobre a doença em palestra

Oscar Schmidt: \

Na noite de terça-feira (28) Oscar Schmidt realizou, em São Paulo, mais uma de suas palestras sobre sua experiência como jogador de basquete, além de trabalhos em grupo.

Durante o trabalho, Oscar aproveitou para comentar sobre o momento que está passando, ao enfrentar um câncer que, segundo seu médico, o neurologista  Marcos de Queirós Teles Gomes, está no grau 3 e será controlado com sessões radioterapia.

Sempre muito bem humorado, Schmidt usava boné e brincou com os presentes.

“Estou beleza. Você quer ver minha cicatriz?”, brincou.

Sobre o tratamento com radioterapia, o ex-atleta contou que se preocupa, mas que também sabe como foi boa sua vida.

“Eu espero que esse tratamento resolva. Mas caso contrário, paciência. Tive uma vida muito boa, linda, consegui alcançar tudo aquilo que eu queria. Só espero viver até setembro, para poder estar presente na cerimônia de nomeação do Hall da Fama do Basquete, lá nos Estados Unidos", concluiu.

Oscar Schmidt já havia passado por uma cirurgia para retirada de um tumor, em 2011. Em conversa com O Fuxico, o médico que acompanha todo o tratamento do ex-atleta disse, na noite de terça-feira (27), que na época o tumor já era maligno e de grau 2. A partir daí e, seguindo conduta médica, o acompanhamento acontecia com exames de imagem que, em abril deste ano acusou um crescimento do tumor que foi para grau 3 (o grau mais grave de um tumor é 4). Com isso, Schmidt precisou de nova cirurgia que aconteceu no final de abril. 

Ainda de acordo com o médico, o tumor foi retirado e era bem mais agressivo, fazendo com que Oscar Schmidt tenha de passar agora por sessões  de radioterapia, que podem evitar o alastramento da doença. Depois da radioterapia ele passará por sessões de quimioterapia. Segundo o Dr. Marcos, as funções cerebrais de Oscar estão normais e ele retomou normalmente suas atividades.

O que deixa o médico apreensivo é a resposta do tumor à quimioterapia. Porém, isso só será avaliado daqui a alguns meses. Dr. Marcos disse ainda que o ex-jogador tem a possibilidade de uma boa qualidade de vida por muitos anos ainda.

Carreira
 

Oscar, também chamado de Mão Santa, é recordista mundial de pontuação no basquete, com 49.703 ponto. No alto de seus 2,05 metros de altura, foi o cestinha de 3 das 5 olimpíadas que já participou e é especialista em arremessos de 3 pontos.

Participou de todas as Olimpíadas que aconteceram entre 1980 e 1996.Em 1987, foi o a chave para a vitória do Brasil em cima dos Estados Unidos na final do Pan de Indianópolis.

Atuou por 11 anos na Itália, batendo dois recordes: 13 957 pontos na liga local e 66 numa só partida, jogando pelo Fernet Branca (Pavia).

Em 1997 tornou-se Secretário Municipal de Esportes de São Paulo e em 1998 candidatou-se ao Senado pelo Partido Popular Brasileiro (PPB), mas não se elegeu.

Em junho de 1999 fechou contrato de três anos com o Flamengo, do Rio de Janeiro.Em junho de 2004, fez sua despedida oficial das quadras.

Atualmente Oscar ministra palestras em todo país, contando um pouco de sua experiência como jogador e seu trabalho em grupo.

Oscar Schmidt é casado há 32 anos com Maria Cristina Victorino Schmidt, com quem tem dois filhos, Felipe Schmidt (27) e Stephanie (24).

Médico que cuida de Oscar Schmidt afirma que seu tumor é maligno
Oscar Schmidt passa por cirurgia para correção de lesão cerebral
Oscar Schimdt dá dicas a jovens carentes

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico