Notícias

21/10/2005 | 19h27m - Publicado por: Carlos Ramos | Foto: Divulgação/TV Globo

Ousadia: América exibe primeiro beijo homossexual em novela

Ousadia: América exibe primeiro beijo homossexual em novela - Divulgação/TV Globo

A cena vai parar o País e entrar para a história. No verdadeiro capítulo final de América, acontecerá o primeiro beijo entre dois homens na tevê, fato que entrará para a história da televisão brasileira.

Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) selam seu amor da mesma forma que os casais heterossexuais sempre fizeram nos finais dos folhetins.

A sexualidade alternativa, tanto a masculina quanto a feminina, não é novidade nas telenovelas. Mas, o que diferencia a atitude de Glória Perez de outros autores que já abordaram o tema, é o fato de colocar dois homens se beijando na boca, ainda mais sendo jovens, bonitos, fortes e sem afetação. O que, certamente, vai levar as mais conservadoras noveleiras a pularem da poltrona.

Outras tentativas

A atitude de Glória Perez foi algo impensável para o ano de 1981, quando Gilberto Braga escreveu Brilhante e mantinha no elenco um casal homossexual. Inácio (Dennis Carvalho) e Cláudio (Buza Ferraz) acabaram juntos, mas sem cometer qualquer ousadia que pudesse afrontar o telespectador. Como dois ótimos amigos, eles viajaram para fora do Brasil, sem dizer que se tratava de uma lua-de-mel.

Em 1995 foi a vez de Sílvio de Abreu voltar ao tema na novela A Próxima Vítima, com os personagens Sandrinho (André Gonçalves) e Jeferson (Lui Mendes). O problema maior deles foi com a família, que não aceitava a situação. O público aceitou, pois, quando descobriu qual era a dos dois amigos, os personagens já haviam caído no gosto popular. Para a década de 90, Sílvio de Abreu foi bastante ousado: Sandrinho e Jeferson terminaram a trama dividindo o mesmo teto.

O autor, acreditando numa evolução da mentalidade dos telespectadores, falou da homossexualidade feminina, abertamente, em seu próximo trabalho: Torre de Babel, de 1998. Rafaela (Christiane Torloni) e Leila (Sílvia Pfeiffer) iniciaram a trama como muitos casais de mulheres na vida real. Só que, na ficção, isso virou um afronta e as duas tiveram de ser implodidas antes mesmo do shopping que dava nome ao folhetim.

Nem mesmo Manoel Carlos, que tratou com total delicadeza e conseguiu a aceitação do público para o casal de lésbicas, Clarinha e Rafaela, interpretado por Alinne Moraes e Paula Picarelli, teve a ousadia atual de Glória Perez. Em Mulheres Apaixonadas, exibida em 2003, o beijo entre as duas meninas aconteceu quando uma delas interpretava um papel masculino em Romeu e Julieta, como uma montagem da turma do colégio.

Ousadia

Talvez pelo fato de, no Brasil, o homossexualismo ainda ser tratado com tabu e preconceito, a autora de América resolveu premiar, concretamente, o amor de Júnior e Zeca somente no último capítulo. Mas, que a polêmica vai durar por muito mais tempo além da reprise, no sábado, dia 5 de novembro, isso Glória Perez pode esperar.

Instagram

Instagram

  • Nesta sexta-feira (25), o cantor @micael lançou o clipe da música Sem Ela Não Dá, e aproveitou a divulgação do trabalho para agradecer o carinho dos seguidores do #OFuxico. Veja!
  • @joaoboscoevinicius fizeram questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Super Homem Chora. Confira!
  • @xandaviao e @wesleysafadao fizeram questão de convidar os leitores de #OFuxico para conferir sua primeira parceria, feita para o hit Eu e a Torcida do Brasil, lançado nesta sexta-feira (25). Confira!
  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)

OFuxico