Notícias às 13:15

Pão: Será ele o ‘vilão’ das dietas? Famosas e profissionais respondem!

Camila Figueiredo

Ele está por aí nas mais variadas formas. Francês, de queijo, integral, de sal, de forma, caseiro, italiano, mas o nosso pão de cada dia, que hoje está presente em qualquer horário da rotina do brasileiro e não só no café da manhã, vem ganhando ares de vilão de uns anos para cá.

Por conta de ser rico em carboidrato e inimigo das dietas sem glutén, sempre o nosso querido pãozinho é o primeiro item riscado da lista de qualquer dieta, ganhando ares de vilonismo no mundo da alimentação, mas será que isso é verdade?

Em conversa com o OFuxico, o nutricionista esportivo formado nos Estados Unidos, Rubens Gomes, contou que o pão não pode ser considerado vilão, de forma alguma, para uma pessoa que pensa em uma alimentação saudável.

“Ele não tem nada de vilão, a verdade é que nossa sociedade é vítima dos excessos e do desequilíbrio nutricional criado pela indústria alimentícia. Toda a base de fast foods e snacks industriais são baseados em carboidratos em sua formulação: Isso porque eles tem maior durabilidade na prateleira, são mais facilmente aceitos pelo consumidor por aderirem sabor extremos como o doce e o salgado, e, quando consumidos em excesso, geram dependência fisiológica fazendo com que seu corpo “peça” por carboidratos alterando seu centro da fome. Com isso, o organismo sempre preferirá carboidratos com índice glicêmico alto, que rapidamente fornecem açúcar à corrente sanguínea e que são os grandes responsáveis por fazer um indivíduo engordar”, disse.

E Rubens ainda fez o alerta: “Transformar o pão em vilão é tapar o olho para o real problema atual, é o terrorismo nutricional! Nenhum alimento precisa ser execrado de uma dieta a não ser que a pessoa tenha alguma intolerância, alergia ou restrição severa por necessidade de dietoterapia. Hoje é frequente que profissionais tendenciosos a técnicas dietéticas extremistas e alicerçadas em experimentações práticas pessoais, construam um cenário desfavorável para determinados alimentos. No caso do glúten, presente no pão, grande parte dos profissionais ligados à prática da dieta cetogênica ou paleolítica o descrevessem como vilão, mas vale lembrar que não é cortando radicalmente que se resolve o problema do alto peso dos clientes”, acrescentou.

Para aqueles que querem ter uma alimentação saudável e não querem entrar nesta onda de “pão vilão”, o nutricionista dá a dica. “O pão é bem aceito pela maioria das pessoas e na maioria das culturas do mundo, lembrado inclusive como a referência de alimento universal biblicamente! A relação de equilíbrio alimentar traz, dentre outros benefícios, a liberdade de se comer alimentos de qualidade na quantidade e momento certo. Nestes casos, o pão poderia ser uma opção prática e saborosa no cotidiano alimentar, além de fornecer carboidratos importantes para a geração de energia e consequente melhora da disposição e rendimento geral. Numa dieta onde o foco seja a saúde as melhores escolhas são os pães 100% integrais, e isso exige cuidado na hora da compra pois nem todos os pães comercializados são feitos a partir de 100% grãos integrais”, finalizou.

Uma das pioneiras neste universo do mundo fitness, Bella Falconi, que é bacharel em nutrição, mestranda em nutrição aplicada e que conta com mais de 3 milhões de seguidores que acompanham sua rotina saudável, também falou com o OFuxico e fez coro a Rubens Gomes com relação ao fato do pão ter se tornado um vilão.

“O pão só pode ser um vilão, se ingerido de forma exagerada e se a receita não for funcional, com ingredientes integrais. Todo alimento que é processado, contém menos nutrientes e um maior índice glicêmico (que normalmente pode conter maior quantidade de açúcar e gorduras). Então, vale ressaltar mais uma vez que o pão ‘ideal’ é aquele feito sem esse processamento todo e com ingredientes nutritivos e integrais”.

E para quem pensa que a musa do abdômen trincado não coloca o pão em sua alimentação, está bem enganado. “Não como pão todos os dias, principalmente se o pão for feito a partir da farinha branca. Mas como sim, geralmente dando preferência aos pães integrais caseiros, que levam poucos ingredientes e dispensam a farinha, como o pão de quinoa com aveia por exemplo”, revelou.

Apesar de ter escolhido ter tirado o pão de sua dieta, até mesmo Gracyanne Barbosa, famosa por seus músculos que dividem opiniões entre seus quase 6 milhões de seguidores, fez elogios ao nosso pãozinho de cada dia.

“Pão é algo que todos gostamos, né? Até mesmo pela praticidade e facilidade na hora de fazer um lanche por exemplo. Apesar de preferir carboidratos que venham de raízes, o pão é um alimento rico nessa base da nossa alimentação, é a primeira fonte de energia que o nosso corpo usa, sem contar que ainda nos fornece sais minerais, fibras e diversos tipos de vitaminas. Portanto, não pode ser considerado um vilão”, afirmou.

E, para demonstrar que esse antagonismo que o pão ganhou de uns anos para cá, não é bem como parece, conversamos com Felipe Borio, sócio-proprietário da Padaria Altamura (@padariaaltamura), localizada em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo.

“O pão se tornou vilão graças à industrialização, uso de produtos químicos, açúcares, gorduras e refinamento da farinha. Nós aqui da Padaria Altamura trabalhamos com pães de fermentação natural utilizando farinhas integrais e de centeio moídas na pedra sem adição de açúcares, conservantes ou produtos químicos. A longa fermentação empregada nos pães faz com que a própria levedura consuma a maior parte dos amidos e outros açúcares da massa, diminuindo o índice glicêmico e melhorando sua digestibilidade e saciedade”, disse.

E Borio ainda nos informou que, mesmo com muita gente entrando no mundo fitness e riscando o pão de seu cardápio, não sentiu nenhuma queda nas vendas, muito pelo contrário. “Não sentimos nenhum tipo de queda, aliás, com a busca das pessoas por produtos diferenciados tivemos um crescimento nas vendas. Todos os nossos produtos são feitos com fermentação natural, utilizando uma parte de farinha integral, farinha de centeio, grãos ou oleaginosas, algo que acaba agradando as pessoas que buscam uma alimentação saudável, assim como essa galera do mundo fitness”, finalizou.

Confira a dica de receita do pão de quinoa dada por Bella Falconi:

Receita de pão de quinoa:

2 ovos inteiros

2 colheres de sopa de água

3 colheres de sopa de aveia em flocos

2 colheres de sopa de quinoa crua

1 colher de café de tempero a gosto ou sal marinho

1 colher de sopa de fermento em pó

Saborear o pão com pasta de amêndoas sem açúcar ou geleia diet. Fica uma delicia

Modo de preparo: Bata os ovos, acrescente a água e continue batendo e depois os outros ingredientes, um de cada vez, continue batendo e coloque no micro-ondas por 3 minutos.

Notícias Relacionadas