Notícias às 10:09

Papa Bento XVI renuncia ao cargo alegando “falta de força”

Getty Images

O Papa Bento XVI deixará o papado em 17 dias, ou seja, no dia 28 deste mês, por "falta de força". O anúncio foi feito pelo próprio Papa, em latim, durante a canonização de alguns mártires, realizada no Vaticano esta manhã de segunda-feira (11). Ele assumiu o papado em abril de 2005. Um novo Papa deve ser eleito até o final de março próximo.

Bento XVI tomou posse em dia 19 de Abril de 2005. Foi eleito como o 265º Papa, aos 78 anos, e sucedeu o Papa João Paulo II.

O religioso é o quarto papa a renunciar ao pontificado. Os outros foram Gregório XII (em 1515), Bento IX (1032) e Celestino V (1294).

Joseph Ratzinger, 85, tem um longo histórico médico: ele já teve acidente vascular cerebral e tem problemas cardiovasculares. Ele também tem hipertensão que foi a possível causa do desmaio que sofreu em 2009, durante férias nas montanhas do Vale de Aosta, que resultou em um pulso quebrado.

Ratzinger segue uma rigorosa dieta e os médicos já o proibiram de ir a locais com altitude superior a 2 mil metros.

Além de problemas cardíacos e da hipertensão, Bento XVI sofre de osteoartrite no quadril direito

Por isso, o Papa está cada vez mais cansado e é obrigado a usar uma bengala para se locomover além de usar uma plataforma com rodas, empurrada por funcionários do Vaticano, para atravessar a Basílica de São Pedro. Nos últimos meses, novamente por motivos de saúde, reduziu seus compromissos públicos, viagens e audiências.

"Quando um Papa chega a consciência de que não é mais fisicamente, mentalmente e espiritualmente capaz de realizar suas funções, em algumas circunstâncias, tem o direito, até mesmo o dever de renunciar", disse Bento XVI em 2010 ao jornalista alemão Peter Seewald, em uma longa entrevista publicada em forma de livro sob o título A Luz do Mundo.

Parece que esse dia chegou para ele.

O Papa viria ao Brasil este ano para participar da Jornada Mundial da Juventude, que estava marcada para ocorrer entre 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro.

Vaticano também tem seu George Clooney
Papa Bento XVI quebra recorde de Justin Bieber no Twitter
Susan Sarandon chama Papa Bento XVI de nazista
Pai de Mel Gibson afirma que o Papa Bento XVI é homossexual
Susan Boyle vai cantar para o Papa Bento XVI

Notícias Relacionadas