Notícias às 09:53

Papa Francisco: ‘A fome é uma arma de guerra’

Reprodução

Em Roma, a abrir a sessão anual do Conselho Executivo do Programa Alimentar Mundial (PAM), o Papa Francisco condenou o uso da fome “como arma de guerra”.

"Nos encontramos assim perante um fenómeno estranho e paradoxal: enquanto as ajudas e os planos de desenvolvimento estão cheias de obstáculos e incompreensíveis decisões políticas, por tendenciosas visões ideológicas ou por insuperáveis barreiras alfandegárias, as armas não; não importa a sua origem, circulam com uma liberdade presunçosa e quase absoluta em muitas partes do mundo”, argumentou o pontífice.

O Papa salientou também que as populações que sofrem com a guerra “veem travado todo o tipo de ajuda” e que, em pleno século XXI, se assiste “a uma ‘mercantilização’ dos alimentos”.

““O alimento desperdiçado é como se fosse roubado à mesa do pobre. Alimentam-se as guerras, não as pessoas. Há casos que se usa a própria fome como arma de guerra".

Para Francisco, o trabalho do PAM é válido para todas as partes do mundo.

"É um válido exemplo de como se pode trabalhar em todo o mundo para erradicar a fome através duma melhor atribuição dos recursos humanos e materiais, fortalecendo a comunidade local”.

“A humanidade joga o seu futuro na capacidade que tem de assumir a fome e a sede dos seus irmãos. Ouvir o grito do pobre vai permitir que vocês não se fechem em frios formulários. Tudo é pouco para derrotar um fenómeno assim terrível como a fome”, disse Francisco, diretamente aos colaboradores do PAM.

Fundado em 1961, o Programa Alimentar Mundial é a maior organização de ajuda humanitária que luta contra a fome em todo o mundo, ajudando cerca de 80 milhões de pessoas.

Antonio Banderas e Nicole Kimpel encontram o Papa
Ex-RBD Anahí prometeu revelar mensagem do Papa Francisco
Ronaldinho Gaúcho encontra Papa Francisco
Leonardo DiCaprio encontra Papa Francisco no Vaticano
Papa Francisco lança mais uma canção do seu CD. Ouça!

Notícias Relacionadas