Notícias

29/07/2013 | 13h05m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Divulgação

Papa Francisco diz que os homossexuais não devem ser marginalizados

O pontífice conversou com jornalistas no avião voltando para Roma

Papa Francisco diz que os homossexuais não devem ser marginalizados  - Divulgação

Depois de conquistar o Brasil inteiro com sua simpatia e simplicidade, o Papa Francisco voltou para Roma no domingo (28), mas teve uma última conversa com os jornalistas no avião, conforme mostrou a reportagem exibida no Jornal Hoje, da Globo nesta segunda-feira (29).

Questionado sobre como irá agir em relação ao lobby gay perante o Vaticano, o papa soube separar as duas coisas.

“Acho que devemos distinguir o gay do lobby. Porque todos os lobbys são ruins, mas se uma pessoa é gay e procura Jesus, quem sou eu para julgá-la? O Catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Ele diz que eles não devem ser marginalizados por causa disso, mas que devem ser integrados à sociedade”, falou.

Papa Francisco também comentou sobre os recentes escândalos de corrupção envolvendo o banco do Vaticano, o Ior (Institudo para Obras de Religião).

“Eu não sei como o Ior vai acabar. Alguns dizem que é melhor que seja um banco, outros um fundo de ajuda, outros que tem que ser fechados. O que eu sei é que as características do Ior, seja como banco ou fundo de investimentos tem que ser de transparência e honestidade”.

Por fim, ele falou do papel da mulher na Igreja Católica e sobre a proibição da participação de mulheres sacerdotes na Igreja Católica, falando que ele gostaria de ver maior participação feminina nas pastorais e na administração.

"A Igreja falou e disse 'não'... essa porta está fechada", disse, em seu primeiro pronunciamento público sobre o tema como Papa. Ele se referiu a um documento firmado pelo falecido Papa João Paulo II de que o banimento do sacerdócio feminino era parte dos ensinamentos infalíveis da Igreja e é definitivo.

Papa Francisco ainda comentou que não sabe se a canonização do Papa João Paulo II será possível até dezembro e que não deve tirar férias esse ano para conseguir cumprir toda a agenda de compromissos da Igreja.

Vale lembrar que o Fantástico exibiu, no domingo (28), uma entrevista exclusiva com o Papa, na qual ele também respondeu a perguntas de questões polêmicas envolvendo a igreja católica.

Papa Francisco: “O jovem que não protesta não me agrada”
Padre Marcelo justifica ausência na missa do Papa, em Copacabana
Tony Ramos cai no choro após participar da Jornada da Juventude, no Rio
Papa Francisco assiste à encenação da Via Sacra em Copacabana

Instagram

Instagram

  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)
  • Apenas alguns dias depois de se tornar a Duquesa de Sussex, Meghan Markle foi
  • @luisasonza apostou em uma boate de São Paulo, como cenário para seu novo videoclipe, feito para a música Devagarinho. Confira uma foto dos bastidores de tal projeto!
📷: Divulgação/Will Aleixo
  • Barraco,  briga e afastamento no #PowerCoupleBrasil  #DiegoGrossi x #AndersonFelicio

OFuxico