Notícias

12/05/2010 | 10h04m - Publicado por:

Passione: Curiosidades

Passione: Curiosidades
* O nome da novela, Passione, vem da relação de Totó (Tony Ramos) com Clara (Mariana Ximenes), uma grande passione. Mas também vem do fato de ter inspiração italiana.

*A inspiração para a história é proveniente de um período específico do cinema italiano, a comédia e o melodrama dos anos 40, 50 e 60. Para Silvio de Abreu, juntos, eram humanos, cômicos, verdadeiros e absolutamente irresistíveis.

*Apesar do Abreu, que é o sobrenome do pai de Silvio, todo o resto da família, por parte da mãe do autor, é de italianos - Mestieri e Ferreto, como eram os nomes dos personagens de A Próxima Vítima.

*Para criar o núcleo italiano, Silvio escreveu os diálogos da família italiana em italiano. Em seguida, eles passaram pela consultoria da Cecília Casini, professora da USP, assim como o ensaio com os atores. Depois, junto com ela, o texto foi todo mudado. O autor tirou as palavras que tinham outro significado no Brasil (por exemplo, ‘prego’ que lá quer dizer ‘por favor’, aqui quer dizer ‘prego’) para não confundir a cabeça do público. Depois que os atores pegaram a música da fala e  incorporaram o espírito italiano.

*Na trama, Carolina Dieckmann é a mocinha da estória, mas ela já inicia a novela ficando com dois amigos. Silvio de Abreu destaca que não há a mocinha tradicional, mas a personagem tem todas as características da mocinha - é bom caráter, boa filha, mas não é boba. Ela se mete na vida e quebra a cara.

*Há duas modalidades esportivas em ‘Passione’ – ciclismo e stock car – sendo que o ciclismo é a base da empresa da trama. Cauã Reymond, Kayky Britto e Gabriel Wainer, atores que, na trama, integram o time de ciclistas da Metalúrgica Gouveia, tiveram que, literalmente, suar a camisa em aulas de ciclismo.

*Para dar mais veracidade à trama de Gerson (Marcello Antony), um piloto campeão de Stock Car, a equipe da novela gravou cenas com o ator na primeira etapa da temporada 2010 da Stock Car. E, assim como os pilotos famosos na vida real, ele tinha um carro e um box cercados de fãs, curiosos e jornalistas no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.

*Marcello Antony, além de ter aulas de Stock Car, tirou licença para poder dirigir nesta categoria.

*As gravações na Copa Brasil de Ciclismo também contaram com a atuação de Cauã Reymond, que interpreta Danilo, um campeão na modalidade, de Marcello Antony, o piloto Gerson, e de Gabriel Wainer, o Chulepa, amigo da família. Os três participaram como integrantes da Gouveia, nome da equipe de ciclismo da novela.

*Para as cenas, além dos 64 participantes da competição, a equipe mobilizou 120 pessoas, entre elas 53 figurantes. Foram utilizadas sete câmeras na pista, uma em uma moto, uma no helicóptero e duas na área de revezamento.

*Problemas sociais estão inseridos na trama. O autor enfatiza que em Passione há uma idéia clara de crítica social, principalmente, do que está acontecendo em relação à falta de ética, princípios morais e sobre toda essa mudança que estamos vendo. Silvio lembra que quando escreveu Belíssima, se deu conta de que o público preferia os personagens mau caráter aos personagens de bom caráter. “Isso mudou muito a minha visão em relação ao país em que estamos vivendo. Então, nessa novela, não é que eu esteja querendo resgatar esses princípios morais, mas, sim, expor ao público como estamos vivendo”.

*Pela primeira vez, Mariana Ximenes vive uma vilã.

* Carolina Dieckmann, que, na pele da estudante de pós-graduação em Jornalismo Diana, fará matérias sobre esportes radicais, acompanhou um dia da rotina das equipes do Globo Esporte.


*Na equipe de colaboradores de Silvio de Abreu está Daniel Ortiz,  um jovem autor, de 37 anos, que já escreveu muita novela na Televisa, e é a primeira vez que está trabalhando no Brasil.


*A região da Toscana e Roma foram os cenários escolhidos para apresentar a história do núcleo italiano de Passione. As gravações na Itália tiveram início na primeira semana de março e se estenderam até o começo do mês de abril.

*Em Roma, os pontos reconhecidos internacionalmente como Castel de Sant’Angelo, Coliseu, Fórum Romano, Piazza Campidoglio, Bocca della Veritá, Fontana di Trevi, Piazza Navona, Pantheon e Piazza de Spagna, além do Vaticano, foram as locações selecionadas para as cenas de um passeio de Totó (Tony Ramos) com seu filho Adamo (Germano Pereira).

*Florença, Siena, Montepulciano, Monticchielo, San Quirico, Pienza, San Galgano, Igreja San Giovani Batista, Montecchiaro, Monteriggioni, Hotel Locanda dell’Amororosa e Stazione Di Buonconvento foram os lugares eleitos na Toscana pelo autor e pela direção da novela para gravar a maioria das cenas do núcleo italiano.

* Mais de 40 pessoas, entre elas figurinistas, cenógrafo, diretores, produtores e atores, embarcaram para as gravações na Itália.  Tony Ramos (Totó) e  Germano Pereira (Adamo) foram os primeiros a gravar no país e os únicos em Roma. Já Fernanda Montenegro (Bete), Mariana Ximenes (Clara), Reynaldo Gianecchini (Fred), Aracy Balabanian (Gemma), Daniel de Oliveira (Agnello), Leandra Leal (Agostina), Miguel Roncato (Alfredo), Marcelo Médici (Mimi) e Bruno Gagliasso (Berilo) gravaram apenas em solo toscano.

*Durante a viagem, a novela também contou com a parceria de uma produtora italiana. Assim, ao somar as equipes do Brasil e da Itália, ao longo de mais de um mês de gravação, havia quase 100 pessoas diariamente no set. Neste período, a novela ainda gravou em 50 locações e contou com mais de 200 figurantes italianos – todos selecionados em Siena.

*O trabalho da produção na Itália começou em setembro com as pesquisas de locações e, em novembro, durante uma semana, foram gravados stock shots da colheita das azeitonas. Durante a viagem, direção e produção registraram também as mais diversas paisagens, com chuva, neve, céu azul e sol iluminando os campos verdes da Toscana.

*Morumbi, Jardins, Tatuapé, FAAP, Av.Paulista, USP e CEAGESP foram algumas das locações escolhidas em São Paulo para ambientar uma parte da trama de Passione.

*Sob a direção-geral de Luiz Henrique Rios, as gravações em São Paulo tiveram início em janeiro e seguiram até março.


*Mayana Moura, que viverá a estilista Melina, além de ter ido ao São Paulo Fashion Week, fez laboratório com a estilista Glória Coelho. Foi, porém, no clássico “E o vento levou” que Mayana buscou elementos para compor a paixão que Melina sente por Mauro, personagem de Rodrigo Lombardi.

*Os filmes também trouxeram contribuições importantes para os personagens de Mariana Ximenes e Reynaldo Gianecchini. Seguindo a sugestão de Silvio de Abreu, Ximenes assistiu a filmes de Betty Davis e Brigitte Bardot para a vilã Clara. Já Gianecchini partiu de Os Imorais, passando por Gigolô Americano, e foi até os clássicos de Hitchcock para interpretar o mau caráter Fred.

*O núcleo italiano, composto por Tony Ramos, Aracy Balabanian, Leandra Leal, Daniel de Oliveira, Germano Pereira, Miguel Roncato, Marcelo Medici e Emiliano Queiroz, para parlar o italiano de Passione, além de inúmeras leituras de texto, teve aulas com a professora da USP Cecília Casini. Os atores que viverão os membros da família Mattoli ainda passaram um período no sítio do ator Marcos Palmeira para aprender um pouco das tarefas diárias do meio rural, que incluiu de ordenha ao plantio de verduras. Os filmes italianos também foram lembrados por Germano Pereira e Miguel Roncato, que elegeram obras de diretores como Fellini para ajudar na composição de seus personagens.
Instagram

Instagram

  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo
  • @simoneses e @simaria se encontraram com a imprensa em São Paulo para falarem da volta aos palcos. Ambas soltaram as vozes!

OFuxico