Notícias

22/09/2012 | 17h22m - Publicado por: Ana Paula Hinz/ PopTevê para O Fuxico | Foto: Luiza Dantas / Carta Z Notícias

Patrícia Pillar: "Acho importante variar. Faz bem para o artista"

A atriz atualmente interpreta a Constância, em Lado a Lado

Patrícia Pillar: \

A presença de Patrícia Pillar em novelas é quase bissexta. O último folhetim em que ela atuou do início ao fim foi A Favorita, que estreou em 2008, quando interpretou a antagonista Flora. Agora, ela volta à teledramaturgia na pele de mais uma vilã, a Constância de Lado a Lado. Encarnar dois papéis de perfil parecido na sequência, no entanto, não a incomoda.

"Não faço cálculos de tempo para descansar minha imagem e não vejo problema em fazer duas antagonistas seguidas. Não costumo fazer novelas próximas para poder investir em outras coisas", argumenta Patrícia, que também participou de Passione, em 2010, e de As Brasileiras.

Além disso, apresentou o Som Brasil, em 2011, e se lançou como diretora com o documentário Waldick, Sempre no Meu Coração, sobre o ícone da música brega Waldick Soriano.

Patrícia Pillar : "Acho importante variar. Faz bem para o artista", opina.

Na novela, Patrícia encarna uma mulher ambiciosa, que bota seus objetivos acima de tudo e todos e acaba provocando o mal. Apesar de suas ações visarem o bem da família, a ex-baronesa usa artimanhas pouco éticas e reprime os próprios filhos, Laura, interpretada por Marjorie Estiano, e Albertinho, de Rafael Cardoso.

"Ela ama os filhos e quer que eles sejam felizes. Só que através do caminho que ela acha certo. A Constância tem uma visão obtusa e conservadora", avalia.

A trama se passa no início do século XX, logo após a criação da República. O Rio de Janeiro enfrenta transformações, como a modernização das ruas e prédios e o nascimento das favelas. Durante a Monarquia, a família de Constância era da aristocracia do café, mas entrou em decadência com o fim da escravatura.

Para garantir a posição social do clã, a ex-baronesa mantém um relacionamento extraconjugal com um homem influente e investe no casamento de Laura com um rapaz rico. A filha, porém, faz parte de um grupo de mulheres que, já na época, sonha em trabalhar e se emancipar.

"A Constância acha que o casamento fará a filha feliz e que é a solução para os seus problemas. Mas ela não consegue conter o pensamento da Laura, que vai muito além disso", analisa.

Por valorizar a imagem social da família, a ex-baronesa não admite que Laura seja amiga da filha de escravos Isabel, de Camila Pitanga, e muito menos que Albertinho se envolva com a moça negra e pobre. Para ela, toda a classe social da qual Isabel faz parte é irrelevante e não merece qualquer tipo de consideração.

"A novela fala do nascimento da sociedade moderna. E a Constância representa a parte da nossa elite que é egoísta e que não demonstra nenhuma sensibilidade social", ressalta.

Para compor o papel, Patrícia participou de um laboratório sobre os acontecimentos históricos e a cultura do início do Século XX com preparadores da Globo. Nas aulas, aprendeu também alguns trejeitos, como a andar com a elegância de uma baronesa do café.

"É maravilhoso ter acesso a tantas informações e uma caracterização tão forte, com vestidos cheios de camadas e rendas. Tudo ajuda na linguagem da personagem", comemora a atriz, que se empenhou para criar uma vilã repleta de sutilezas.

"A Constância tem características de uma mocinha. Ela é doce e feminina", destaca.  

Patrícia já fez inúmeros folhetins de época, como as duas versões de Sinhá Moça, de 1986 e de 2006, Salomé, de 1991, e Cabocla, de 2004.

"Eu adoro esse universo", confessa.

Mesmo com as semelhanças entre a atual personagem e as anteriores, especialmente a baronesa Cândida, do remake de Sinhá Moça, a atriz acredita que os papéis se distanciam em diversos pontos.

"Cândida era do campo. Essa é uma ex-baronesa da cidade, o que muda tudo. O declínio financeiro desestrutura a família dela, é outra dinâmica", compara.

Patrícia Pillar Tieta Lenine, no Rio
Patrícia Pillar será vilã em Lado a Lado
 

Instagram

Instagram

  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV
  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram

OFuxico