Notícias

22/03/2016 | 12h32m - Publicado por: Gustavo Frank | Foto: Reprodução/Instagram

Paul McCartney reaverá direitos sobre canções dos Beatles

Após 47 anos, cantor luta por composições feitas com John Lennon

Paul McCartney reaverá direitos sobre canções dos Beatles  - Reprodução/Instagram

Após 47 anos lutando para reaver os direitos das músicas feitas com John Lennon, quando formavam os Beatles, Paul McCartney deve conseguir esse feito em breve.

Segundo a revista Billboard, o cantor entrou com o pedido para os direitos autorais em dezembro de 2015 e teve que esperar durante todo esse tempo para reavê-las devido as leis do país em 1976, época em que elas foram produzidas. Na norma desse ano, os autores só podem recuperar os direitos de composição escritas antes de 1978 após 58 anos.

As músicas compostas pelos britânicos só teriam esse tempo esgotado em 2018, no entanto, os compositores têm a abertura de entrar com um pedido para adantar o processo, assim como o ex-Beatle está fazendo.

A ação movida por Paul é para ter o direito sob 32 músicas compostas por ele e por John Lennon entre 1962 e 1964. Apesar disso, essa medida legal cabe apenas para os Estados Unidos e o lucro obtido pelo cantor será apenas a metade do valor, visto que a outra parte pertenceria a John Lennon.

Os direitos legais das músicas de John Lennon pertenciam a Yoko Ono e a viúva vendeu para a Sony em 2009. Dessa forma, a empresa terá o domínio destes até 70 anos após a morte do último coartor, nesse caso, Paul McCartney.

 

Morre Frank Sinatra Jr. após sofrer ataque cardíaco
Paul McCartney sobre morte de produtor: 'Meu segundo pai'
Ringo Star lamenta morte de produtor dos Beatles

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico