Notícias

09/03/2016 | 09h39m - Publicado por: Ará Rocha | Foto: Reprodução/Instagram

Paul McCartney sobre morte de produtor: 'Meu segundo pai'

Músico lamentou a morte de George Martin com carta emocionante

Paul McCartney sobre morte de produtor: 'Meu segundo pai' - Reprodução/Instagram

Paul McCartney acessou sua rede social para lamentar a morte do produtor britânico George Martin, responsável pelo estrelato dos Beatles, que morreu nesta quarta-feira (9), em sua casa.

O cantor usou uma foto em seu Instagram, onde aparece, ainda moço, com George, perto de um piano, e escreveu sua despedida emocionada, comparando o amigo, que também era considerado como o "quinto Beatle", a um pai.

"Estou tão triste em saber da notícia do falecimento do querido George Martin. Eu tenho tantas memórias maravilhosas deste grande homem que vão ficar comigo para sempre. Ele era um verdadeiro cavalheiro e era como um segundo pai para mim. Ele guiou a carreira dos Beatles com tal habilidade e bom humor que ele se tornou um verdadeiro amigo para mim e minha família. Se alguém ganhou o título do quinto Beatle era George. Desde o dia em que deu aos Beatles nosso primeiro contrato de gravação à última vez que o vi, ele foi o mais generoso, musical e inteligente pessoa que eu já tive o prazer de conhecer.

É difícil escolher as memórias favoritas de meu tempo com George, há tantos, mas aquele que vem à mente foi a vez eu trouxe a música Yesterday para a sessão de gravação e os caras da banda sugeriram que eu a cantasse sozinho, acompanhado apenas da guitarra.

Depois que eu tinha feito isso, George Martin disse pra mim: "Paul, eu tenho uma ideia de colocar um quarteto de cordas na gravação". Eu disse: "Oh, não George, somos uma banda de rock and roll e eu não acho que é uma boa ideia". Com a maneira gentil de um grande produtor, ele me disse: "Vamos tentar isso e se não funcionar não usamos, e vamos com a sua versão solo". Eu concordei e deu a voltei à sua casa no dia seguinte para trabalhar no arranjo.

Ele levou os acordes que eu havia mostrado e espalhou as notas pelo piano, colocando o violoncelo na oitava baixa e o primeiro violino em uma alta oitava, e me deu minha primeira lição de como cordas foram expressas por um quarteto. Quando gravamos o quarteto de cordas no Abbey Road, foi tão emocionante saber que a sua ideia era tão correta que eu fiquei falando sobre isso às pessoas por semanas. Sua idéia, obviamente, funcionou porque a música tornou-se posteriormente uma das mais regravadas, com versões de Frank Sinatra, Elvis Presley, Ray Charles, Marvin Gaye e milhares mais.

Esta é apenas uma das muitas lembranças que tenho de George, que passou a me ajudar com arranjos em Eleanor Rigby, Live and Let Die e muitas outras músicas minhas.

Tenho muito orgulho de ter tido a chance de conhecer um homem tão bom com um sentido tão aguçado de humor, que tinha a habilidade de zombar de si mesmo. Mesmo quando ele foi nomeado Cavaleiro da Rainha nunca houve o menor vestígio de esnobismo nele.

Minha família e eu, que o temos como um querido amigo, sentiremos imensa saudade e mandamos nosso amor a mulher de George, Judy, aos filhos deles, Giles e Lucy, e aos netos.

O mundo perdeu um homem verdadeiramente bom que deixou uma marca eterna na minha alma e na história da música britânica. George, Deus te abençoe e todos que navegam com você.
Paul"

Como músico, George Martin trabalhou nos arranjos de músicas dos Beatles como A Day in the Life e Yesterday. Também produziu as bandas Rolling Stones, Dire Straits, Earth, Wind and Fire, Linkin Park, os músicos Elton John, Celine Dion, Sting e o tenor Jose Carreras.

George Martin foi ganhador de vários prêmios Grammy além de um Oscar por A Hard Day's Night". Seu nome foi gravado no Hall da Fama do Rock em 1999.

Ringo Star lamenta morte de produtor dos Beatles
Paul McCartney foi barrado em festa pós-Grammy, diz site
Mulher de Paul McCartney arrasa na boa forma aos 56 anos
Morre aos 90 anos George Martin, produtor dos Beatles

Paul McCartney sobre morte de produtor: 'Meu segundo pai'

Instagram

Instagram

  • @neymarjr e @brumarquezine terminaram o namoro, mais uma vez. 'Foi uma decisão dele', chegou a afirmar a atriz, ao confirmar a informação. Leia mais em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • @sabrinasato decidiu revelar o nome de sua primeira filha, no Programa da Sabrina, atração da Record TV. Saiba mais em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Perlla foi a quarta eliminada de #AFazenda. O que você achou da saída da funkeira do reality?
📷: Divulgação/A Fazenda/Record TV
  • @thbarbosa convidou os seguidores de #OFuxico para conferir seu mais recente videoclipe, feito para a música Acredito no Amor. Confira!
  • @flaviaalessandraoficial e @lelesaddi conferiram o evento de @marcosproencaoficial em São Paulo.
Foto: André Ligeiro/ Divulgação
  • @ferodriguesoficial fez questão de comparecer na inauguração do novo salão de @marcosproencaoficial, em São Paulo. A atriz esbanjou charme e simpatia.
Foto: André Ligeiro/ Divulgação
  • @marcosproencaoficial recebeu famosos na inauguração de seu novo salão, em São Paulo.
Foto: André Ligeiro/ Divulgação

OFuxico