Notícias

18/09/2005 | 11h15m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Felipe Panfili

Pelé prestigia abertura dos Jogos Mundiais de Cadeiras de Rodas

Pelé prestigia abertura dos Jogos Mundiais de Cadeiras de Rodas - Felipe Panfili

Como em toda competição esportiva mundial que se preze, sobrou pompa e animação na solenidade de abertura do Tributo à Paz – Jogos Mundiais em Cadeira de Rodas e Amputados, na tarde de sábado, dia 17, no Rio. Atletas de 48 países disputam a supremacia em diversas categorias, até o próximo dia 24.

A equipe brasileira, anfitriã do evento, pôde conferir de perto o discurso emocionado do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do Atleta do Século, Pelé. Os dois, engajados pela causa esportiva, principalmente devido às limitações dos dependentes de cadeiras de rodas e amputados, destacaram a importância do evento.

“O esporte, junto com a vontade da raça humana, é uma grande bandeira, no sentido amplo da fraternidade. Um evento como esse abastece nosso espírito fraternal e nos faz perceber o quanto nos importamos com coisas pequenas, sem necessidade”, disse o Ministro da Cultura.

Em meio a autógrafos e fotografias com fãs, Pelé falou à reportagem de OFuxico sobre os jogos mundiais.

“Esses atletas são exemplo para aqueles que desanimam, na primeira dificuldade. A gente tem sempre que se superar e esses jogos mundiais nos levam à reflexão. A integração desses países, tão diferentes cultural e socialmente, mostra que tudo é possível”, disse o Rei do Futebol.

O músico Marcelo Yuka, que em 2001 levou seis tiros, deixando-o paraplégico, esteve presente e destacou que o deficiente sofre, mas não deve ser encarado como coitado.

“Muito se fala em mexer com a auto-estima, mas não acredito que seja somente isso. Um evento desse porte, mostra a superação física e psicológica do deficiente físico. Vivemos numa sociedade que não se reconhece como um todo, e isso reflete na violência, fazendo vítimas como eu”, disse Yuka a OFuxico.

As competições acontecerão no Centro Esportivo Miécimo Silva, em Campo Grande, zona oeste do Rio, e na Escola Naval, no centro da cidade. 


 

Instagram

Instagram

  • Nesta sexta-feira (25), o cantor @micael lançou o clipe da música Sem Ela Não Dá, e aproveitou a divulgação do trabalho para agradecer o carinho dos seguidores do #OFuxico. Veja!
  • @joaoboscoevinicius fizeram questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Super Homem Chora. Confira!
  • @xandaviao e @wesleysafadao fizeram questão de convidar os leitores de #OFuxico para conferir sua primeira parceria, feita para o hit Eu e a Torcida do Brasil, lançado nesta sexta-feira (25). Confira!
  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)

OFuxico